Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga dá conferência sábado no Funchal

NMUSEU QUINTA CRUZES2o próximo dia 17 de setembro, sábado, pelas 15.00 horas, no Museu Quinta das Cruzes tem lugar a conferência: O Museu Nacional de Arte Antiga – Desafios do Século XXI, pelo diretor do referido museu, António Filipe Pimentel, uma iniciativa integrada no projeto de divulgação cultural DAR A VER, da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura (Direção de Serviços de Museus e Património Cultural).

Licenciado em História, variante de História da Arte e Doutorado em História da Arte, pela Universidade de Coimbra, António Filipe Pimentel foi ainda pró-reitor desta Universidade com competências na área do Património, Turismo e coordenador científico na candidatura daquela instituição a Património da Humanidade UNESCO. Em Setembro de 2009 foi nomeado diretor do Museu Grão Vaco, em Viseu, e é desde Março de 2010 o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa).

Na presente conferência, procurará ilustrar como o Museu Nacional de Arte Antiga, no decurso dos últimos anos, se posicionou para melhor cumprir esse papel, em benefício de uma causa que a todos releva: a dos museus públicos nacionais. Segundo sublinha a DRC, asta conferência reveste-se de uma mais-valia, no sentido do intercâmbio cultural e troca de experiências e conhecimentos a nível da museologia e museografia, nacional e regional.

O projeto DAR a VER, que teve início em janeiro do corrente ano, tem por base a ideia da divulgação, de forma gratuita, do património artístico existente no arquipélago da Madeira.

Para além dos trabalhos de investigação, classificação e conservação e restauro, é essencial proceder-se à divulgação e ao conhecimento de um vasto e diversificado conjunto de bens móveis e imóveis postos à guarda de todos os madeirenses, e que constituem uma essencial reserva de identidade cultural.

Ao longo do ano têm vindo a ser convidados vários especialistas, locais e nacionais, que abordaram e abordarão de forma mais específica ou generalista aspetos dessa imensa diversidade cultural conservada in situ, ou já transitada para museus. O essencial do programa tem vindo constituído por visitas guiadas e por conferências a realizar em vários locais.

Depois da iniciativa do próximo sábado, o programa do DAR A VER inclui ainda uma conferência e uma visita guiada durante o mês de outubro.

Refira-se que as inscrições para a conferência de António Filipe Pimentel podem ser feitas através do endereço daraver.drc@gmail.com, sendo que estão limitadas ao número de lugares da sala.

Próximas iniciativas:

8 de outubro

A arquitetura na Madeira no século XIX-Conferência

Rui Campos Matos-Arquiteto e Investigador

Museu da Quinta das Cruzes

15 de outubro

A ourivesaria nas coleções do Museu de Arte Sacra do Funchal– Visita guiada

Francisco António Clode de Sousa

Museu de Arte Sacra do Funchal