MPT de pede fiscalização a dinheiro entre à A.S.A

mptO Movimento Partido a Terra tem dúvidas sobre a aplicação do dinheiro que o Governo Regional “entregou ou vai entregar cerca de um milhão de euros (924.398,83€) à A.S.A” para que possam distribuir materiais de construção para recuperação das casas que foram consumidas pelos incêndios”.

Em comunicado o MPT/Madeira refere que não está contra a intenção, mas tem “enormes dúvidas” na aplicação legal e transparente destas verbas por parte da A.S.A.

“Esta nossa enorme dúvida advém do historial negativo que esta mesma A.S.A. tem, pelo qual o Tribunal de Contas referenciou que no passado os dinheiros que lhe eram atribuídos tinham muitos destinos para os quais não estavam direccionados nem regulamentados”.

Para o MPT se não houver uma “forma credível de fiscalizar os gastos sobre estas verbas atribuídas à A.S.A., podemos estar a criar um novo caminho para desviar ou aplicar em situações dúbias. Uma situação destas não é tolerável em nenhum aspecto, especialmente quando se trata de ajudar pessoas socialmente fragilizadas”, pode ler-se no referido comunicado.

O Partido da Terra considera que devia “tornar-se público o modelo de gestão destas verbas, as quais deveriam ser publicadas mensalmente para todos podermos perceber o que foi aplicado e o que ainda se encontra disponível”.