Domingo estreia cortejo etnográfico do Vinho com mais de 500 figurantes

desfileAs festas do Vinho Madeira prosseguem com animação e um toque de cultura. É de salientar um dos pontos altos deste programa, a realização, este domingo, do primeiro cortejo em homenagem ao vinho.

A Secretaria da Economia, Turismo e Cultura procura sempre introduzir novidades neste cartaz turístico. Vai daí que este ano decide criar o primeiro desfile alusivo às tradições do Vinho, numa espécie de retrospetiva histórica desta cultura bem madeirense.

Segundo um comunicado da Secretaria tutelada por Eduardo Jesus, faz-se saber que, depois da abertura oficial de toda a animação alusiva à Festa do Vinho Madeira, eis que as atenções se concentram, agora, no próximo domingo, dia 4 de setembro. Dia em que a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses recebe o primeiro Cortejo Histórico e Etnográfico do Vinho, uma das grandes novidades deste cartaz, organizado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo.

O referido desfile, que sai, pelas 16.00 horas, da Praça da Autonomia e termina na Praça do Mar, conta com a participação de mais de 500 figurantes, distribuídos pelos 5 carros alegóricos.

Trajados a rigor e com um guarda-roupa adaptado a cada uma das épocas, os participantes prometem retratar a história deste celebre néctar dos deuses, desde as primeiras castas de Malvasia e Terrantez que chegaram à Madeira, homenageando o navegador Gonçalves Zarco, até aos nossos dias, sem esquecer a importante alusão à componente sócio-cultural (os borracheiros, os boieiros, os agricultores, as carroças de transporte de pipas, a vindima e a pisa da uva, etc.) e à burguesia do século XIX, assim como a reconstituição das cenas em que o Vinho Madeira foi protagonista, quer através de William Shakespeare, quer no famoso brinde em torno da independência dos Estados Unidos da América.

Um momento de celebração que se espera admirado e altamente participado, tanto por turistas quanto por residentes.

vindima1 Animação não pára

Esta é outra das novidades deste cartaz: para valorizar esta Festa, foram criadas 2 centralidades: a Placa Central da Avenida Arriaga – dedicada à história do vinho da Madeira e a toda a encenação decorativa – e a Praça do Povo – onde se concentra a grande animação, através do Projeto “Wine Village”, que agrega várias áreas, desde as provas de vinho e de gastronomia, nas típicas casinhas dos produtores de Vinho, os espetáculos musicais e as encenações teatrais alusivas a vários episódios da história deste produto.

Nas quintas, sextas e sábados, durante as duas semanas da Festa do Vinho Madeira, será oferecida a possibilidade de degustar um menu especial, confecionados ao vivo por Chef’s de renome, onde serão combinados e harmonizados Vinhos de produção Regional com gastronomia local.