Já cheira a vindimas no Estreito e o intenso calor amadurece precocemente as uvas

uva 4
Uvas cada vez mais amadurecidas e algumas já estragadas pelo clima. Fotos Rosário Martins

No Estreito de Câmara de Lobos, as uvas são a principal atração da época, para além das festividades religiosas. O fogo poupou as extensas e belas latadas, rente à Estrada Regional, proporcionando um cenário bucólico encantador.

Ainda não arrancou a época oficial das vindimas e arraiais associados. Setembro é o pico da colheita das uvas e do vindimar ao vivo na Quinta do Estreito. Mas as uvas ganham já uma tonalidade rubra e escura, quiçá precocemente amadurecida pelo intenso calor que se tem feito sentir na Madeira. Amadurecimento rápido faz também recear os produtores porque  não dá para aguentar as uvas nas parreiras até muito mais tarde.

Um dos proprietários destas latadas mostrou-se apreensivo. “A seca é grande e as uvas amadureceram rápido, apesar de termos a sensação de que a produção é algo inferior ao ano passado. Mas ainda não dá para fazer bem as contas. Só no fim. Agora há que ter cautela com este tempo”.

A tradição já não é o que era. Muita área verde foi engolida pelo betão para a construção das necessárias estradas. Mas os agricultores tratam ainda preciosamente das suas uvas e, para muitos deles, é a principal fonte de sustento. Claro está que, há décadas, as inquietações são reiteradas: haverá capacidade oficial para o escoamento da produção? Será o produtor devidamente recompensado pelo seu trabalho? Os produtores abordados pelo FN, em plena estrada rumo ao Estreito, acreditam, que não vão ser prejudicados.

uva num2
Belas, suculentas, mas já a pedir pela colheita.

Até hoje, o Governo Regional tem-se chegado à frente e garantido a comercialização da produção vinícola. Todos esperam o mesmo procedimento este ano.

Entretanto, no site oficial da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, a promoção deste importante cartaz turístico está lançada, desde programa à sinopse histórica do Vinho Madeira, afamado em mesas de notáveis, por esse  mundo fora.

uva principal
Parreiras de uvas que se espraiam por extensas latadas, no sempre Estreito.

No Estreito de Câmara de Lobos, a 12 de setembro, a vindima ao vivo é um dos pontos altos deste cartaz. Num quinta bem madeirense, os turistas bem podem participar na colheita e no repisar das uvas no lagar, num ambiente familiar e animado pelo folclore e cortejo etnográfico. O acesso é livre, a festa é garantida e as deliciosas uvas valem bem o passeio ao Estreito.

No Funchal, as homenagens às uvas e respetivos produtores começam a 30 de agosto com os habituais quadros de animação, considerando que se trata de um cartaz turístico importante para a Ilha turística.

uva 5
Rente à estrada regional, um cenário estival único e raro.

O FN reproduz a informação do site oficial do turismo http://www.visitmadeira.pt/:

uva estreito
Pitoresco, o Estreito de Câmara de Lobos é um “must” nas vindimas.

“A Festa do Vinho da Madeira é um dos cartazes turísticos do destino Madeira que presta tributo ao precioso néctar e à sua incontestável importância sócio-económica. Por altura das vindimas (finais de Agosto, início de Setembro), este evento procura recriar velhos hábitos da população madeirense associados aos seculares preceitos das lides vitícolas.
A celebração da Festa do Vinho Madeira não é mais do que o reconhecimento do seu desempenho enquanto promotor por excelência além fronteira do bom nome do destino turístico do mesmo nome.

uva1Os festejos deste evento que se realiza desde finais dos anos setenta do século passado, iniciam-se no Funchal e incluem a Semana Europeia de Folclore, decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides e espetáculos diversos de música ligeira e tradicional. A encerrar a Festa no Estreito de Câmara de Lobos realiza-se a Festa das Vindimas.

A partir do dia 30 de Agosto, a baixa da cidade do Funchal, concretamente o passeio pedonal da Avenida Arriaga, é preenchido com diversas decorações que incluem inúmeras alfaias vitícolas (lagar, pipas, barris, cestos de vindima, meios de transporte tradicionais), quadros vivos e figurantes que recriam as lides do vinho na Madeira (pisa da uva, recriação de usos e costumes regionais por parte de artesãos), gastronomia, mostra e prova de vinhos madeirenses e exposição de artesanato regional. Atuações por parte de grupos de folclore regionais, música tradicional madeirense e espectáculos de música ligeira pela Orquestra Ligeira da Madeira animarão os quatro dias da festa. O evento Festa do Vinho da Madeira cessa na Segunda-feira, dia 12 de Setembro com arrojada programação que inclui animação”.