Rubina Leal alerta para cuidados com incêndios em arraial na zona alta do Funchal

rubinal leal alegria são roque montade esperançaA festa da Alegria realiza-se este fim de semana no Montado da Esperança, zona alta do Funchal, numa área de cordão verde entre as habitações e a floresta. Como em qualquer arraial típico, há espetada e churrascos. Contrassenso? Rubina Leal considera que o potencial perigo de incêndio é reduzido, dado o dispositivo de segurança montado para aquele evento.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais está na Festa da Alegria, em Roque, Funchal, onde há pouco exortou a população a participar ativamente com as autoridades na prevenção dos incêndios.

As temperaturas altas e tempo seco, condições que se prolongam até 9 de agosto, são propícias ao surgimento de fogos rurais e florestais, pelo que a adoção de comportamentos preventivos, como o evitar de acendimento de braseiros e outros focos de ignição ao ar livre, é decisiva no controlo de um problema com graves consequências e impacto no património natural e até humano. Situações de má memória para muitos madeirenses e funchalenses.

rubinal leal alegria são roque montado esperança

Rubina Leal, que se faz acompanhar do seu colega de governo o secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, aproveitou a deslocação ao Montado da Esperança, onde decorre este fim de semana a festa em honra de Nossa Senhora da Alegria, para voltar a alertar a população a estar atenta, quer nas suas atividades ao ar livre, como na deteção de situações suspeitas, devendo para efeito contactar de imediato o 112 (Proteção Civil).

A secretária regional relembrou  que a Região tem acionado o Plano de Operações de Combate a Incêndios Florestais, ao abrigo do qual estão de prevenção e vigilância permanentes, no terreno, todas as corporações de bombeiros e efetivos da Polícia Florestal, em parceria com a GNR e o Exército.

rubinal leal alegria são roque montado esperança

Recorde-se que nos próximos dias está proibido o lançamento de material pirotécnico, mesmo em festas e arraiais, assim como é interdito o acendimento de fogo nas serras e nas zonas circundantes às habitações.

A festa da Alegria realiza-se no Montado da Esperança, zona alta do Funchal, numa área de cordão verde entre as habitações a floresta. Como em qualquer arraial típico, há espetada e churrascos, o que poderá à partida representar um contrassenso. Rubina Leal considera porém que o potencial perigo de incêndio é reduzido, dado o dispositivo de segurança montado para aquele evento, numa parceria entre a Junta de Freguesia de São Roque e as autoridades.

rubinal leal alegria são roque montado esperança

A governante com a tutela da proteção civil sublinhou ainda que o combate ao flagelo dos incêndios faz-se sobretudo através de um trabalho de informação e prevenção junto das populações, algo que tem vindo a ser dinamizado com sessões de proximidade, como a que decorreu no Monte, no último sábado. Encontros onde se procura sensibilizar como estimular a confiança em localidades afetadas pela tragédia, num passado recente.