Curso sobre Herberto Helder quer estimular produção artística e cultural

/LC/

herberto_helder

Teve início ontem de manhã, no auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas, o curso “Herberto Helder: uma língua dentro da própria língua (poesia e prosa)”, promovido pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura através da Direção Regional de Cultura e ministrado por Diana Pimentel.

Presente na abertura, a diretora regional, Natércia Xavier, recordou que no ano passado o Governo Regional aprovou em Conselho de Governo uma resolução no sentido de promover, a partir deste ano, um programa de ações e de exposições, evocativas da vida e obra do poeta Herberto Helder, no sentido de chamar a atenção para a importância deste autor para a Madeira e para o mundo.

Nesse sentido, a Direção Regional da Cultura tem vindo a desenvolver várias atividades. Desde logo a conferência “Herberto Helder Redivivo”, realizada em Março, mas também o apoio à deslocação de Diana Pimentel ao Brasil, no passado mês de abril, onde houve oportunidade de divulgar o Congresso Internacional “Herberto Helder – a vida inteira para fundar um poema”, que decorrerá na Universidade da Madeira em novembro próximo organizado pela UMa/CIERL e com o apoio da SRETC/DRC.

Natércia Xavier diz que, acima de tudo, a realização de atividades evocativas de Herberto Helder, assim como o apoio dado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, a iniciativas com o mesmo propósito, visam a criação de oportunidades de aprendizagem e de partilha de saberes sobre o autor.

A formação de acesso gratuito iniciada hoje, e que teve um total de 5 dezenas de inscritos, “superou expectativas”, já que a procura mostra como é “notório o entusiasmo na realização destes projetos”.

Curso Herberto Helder

A diretora regional recordou que este é o segundo curso de formação realizado este ano pela DRC, sendo que o primeiro foi promovido através do CEIM – Centro de Empresas e Inovação da Madeira e que esteve vocacionado para o empreendedorismo cultural.

Estas formações têm sobretudo como objetivo “a qualificação dos recursos dos recursos humanos no setor cultural aqui na Madeira”, procurando-se que tenham “efeitos práticos mais ou menos imediatos”, diz ainda Natércia Xavier, acrescentando que a SRETC/DRC deseja acima de tudo que o curso hoje iniciado possa ter eco em muitos projetos de produção artística e cultural na nossa Região.

Diana Pimentel que está a ministrar o curso assumiu ser um “prazer partilhar Herberto com os formandos”, referindo que gostaria de convocar nos presentes uma experiência sensorial da obra do autor, fazendo que se reaprendam os sons e a ausência do significado:“o meu objetivo para este curso é o de fazer com que as pessoas abandonem a ideia de ter uma grelha para ler Herberto”. E por isso prometeu que, ao longo das 20 horas do curso, será falado sobre pintura, de cinema, de instrumentos tão rudimentares como uma caneta Bic. “Herberto é um poeta tão forte, potente e a sua poesia é corpórea, material”, disse nas primeiras palavras aos formandos.

O curso decorre entre segunda e quarta-feira, num total de 20 horas de formação.