Borboleta que pousou na cara de Ronaldo também reside na Madeira

Antonio franquinho Aguiar
O entomólogo António Franquinho.

A pequena borboleta da espécie Y de Prata (Autographa gamma) -aquela que pousou na cara de Ronaldo na final do Euro 2016- também existe na Madeira.

É uma espécie que está na lista de insectos detectados na Região, segundo confirmou ao Funchal Notícias o entomólogo, António Franquinho Aguiar.

Segundo o engenheiro que trabalha no laboratório agrícola do Governo Regional, na Camacha, na Madeira há registo da presença de mais de 60 espécies de borboletas noturnas.

Chamam-se traças e variam de tamanho. Podem ser pequenas ou grandes (besouros).

Têm cores pardacentas (cinzentos, acastanhados, amarelos torrados, etc.) e perduram ao longo do ano sobretudo a média e baixa altitude.

Segundo António Franquinho, apesar da Autographa gamma não ser a espécie nocturna mais comum na Madeira ela aparece com alguma frequência em locais nocturnos iluminados, sobretudo em zonas agrícolas.

Porquê? Porque a espécie é polífaga (come bastante), sobretudo herbáceas.
Aliás, se os exemplares forem muitos e concentrados numa determinada zona pode ser uma ameaça para determinadas culturas hortícolas.

António Fanquinho dá o exemplo da praga da lagarta da batata-doce embora a Autographa gamma tenha preferência por outras leguminosas tipo feijão.

O que não há dúvidas é que a Autographa gamma é uma espécie residente. Ou seja, ao contrário do que aconteceu no estádio de França (fenómeno migratório), aqui a Autographa gamma permanece ao longo de todo o ano.

O que pode acontecer é haver fases mais intensas de borboletas pois elas podem hibernar nas fases jovens de estágio (ovo, larva, pupa ou crisálida) antes de atingirem a fase da adulto.