Assembleia Regional recomenda repartição de Finanças no Caniço

Loja Munícipe CaniçoA Assembleia Legislativa da Madeira recomenda ao Governo Regional a criação de uma extensão da repartição de finanças para a freguesia do Caniço.

A resolução foi aprovado a 11 de maio de 2016 e hoje publicada em Diário da República.

Devido a uma série de fatores, a freguesia do Caniço tem vindo a conhecer no último quarto de século um inegável crescimento, não apenas ao nível urbano, mas, mais significativamente, ao nível demográfico.

De facto, entre 1991 e 2011, e de acordo com os registos dos Censos, o Caniço viu a sua população aumentar de 6876 para 23.368 habitantes (o que corresponde a 53,34 % da população total do concelho de Santa Cruz), sendo assim a terceira maior freguesia da Região em termos populacionais, e ultrapassando mesmo concelhos tais como Porto Moniz, Porto Santo, São Vicente, Santana, Ponta do Sol, Calheta, Ribeira Brava e Machico. Com uma área territorial de 12 km2, regista uma densidade populacional de 1947,3 habitantes/km².

Assim, a Assembleia recomenda ao Governo Regional a urgente criação de condições para que, de forma autónoma e ou em articulação com outras entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Junta de Freguesia do Caniço, sejam tomadas as necessárias e urgentes medidas de fundo capazes de contribuírem para que a freguesia do Caniço possa dispor de uma extensão da repartição de finanças, dotada dos necessários meios humanos, técnicos e logísticos para o bom desempenho das suas funções junto dos cidadãos e entidades contribuintes.

E até sugere que se equacione a instalação das Finanças na «Loja do Munícipe» recentemente inaugurada no Caniço.