Livro lançado na Camacha a 21 de Junho para ajudar menina com leucemia

LIVROÉ já no próximo dia 21 de junho, pelas 17 horas, que será lançado, na Camacha, o livro ”JUNTOS CONSEGUIMOS – pela amizade”.

O livro foi escrito e ilustrado por mais de 110 crianças da Escola da Camacha, onde decorrerá o evento.

Trata-se de uma história inspirada no percurso de força e coragem da Ana Margarida.

As vendas revertem integralmente para a causa #PelaMargarida.

O lançamento do livro é feito em parceria com a EB1/PE da Camacha e a CRIAMAR, e as vendas reverterão integralmente a favor da causa de uma menina com leucemia, ex-aluna daquela escola.

A iniciativa acontece no âmbito do protocolo de cooperação entre a CRIAMAR e a EB1/PE da Camacha, assinado no passado dia 5 de maio, no Gabinete do Secretário Regional de Educação.

O livro teve a orientação pedagógica de Rosário Antunes e de Miguel Ângelo, técnicos da Associação CRIAMAR.

O trabalho coletivo de escrita foi desenvolvido pelos alunos do 1.º ao 4.º ano, passando pela idealização das personagens, a construção da intriga e a descrição dos cenários.

A responsabilidade da ilustração coube às turmas de 4.º ano, episódio a episódio, dando corpo e revelando o espírito desta história.

A semente escolhida para fazer florescer a obra foi o facto de 2016 ter sido declarado, pela UNESCO, o Ano Internacional das Leguminosas e dos Camelídeos.

Depois, juntou-se o lema do projeto educativo da Escola «Aprender com a partilha / Aprender cooperando / Cooperar com sucesso».

Por outro lado, o projeto não poderia ignorar a luta da pequena Margarida, ex-aluna da EB1/PE da Camacha, a quem foi diagnosticada Leucemia Mieloblástica Aguda, em maio de 2015.

«Solidarizamo-nos não só porque tivemos a oportunidade e o gosto de a conhecer pessoalmente há cerca de dois anos, numa outra parceria com a Escola, mas especialmente pela coragem desta menina, da sua família e de quantos a acompanham neste momento de particular fragilidade», referiram os técnicos da CRIAMAR.

Neste sentido, aquele estabelecimento de ensino multiplicou-se em ações de sensibilização e conseguiu angariar a verba necessária para que, agora, o resultado de três meses de trabalho possa ser publicado, revertendo o fruto das vendas para a causa Pela Margarida (ver Facebook).