Tomás Ferreira, do ACM Madeira, acaba de conquistar medalha de ouro, em singulares masculinos, no 18º Torneiro Ibérico que teve lugar este domingo em Burgos, Espanha. Para além deste título, a Região conseguiu ainda o bronze pelas mãos de Catarina Calaça, atleta do Sporting Clube da Madeira.
Em termos globais, as seleções madeirenses brilharam pela excelente prestação, tendo conseguido os segundo e terceiro lugares, em masculinos e femininos, respetivamente.
O evento desportivo realizou-se no Pavilhão Municipal José Luís Talamillo (Burgos, Espanha), onde a Madeira marcou presença com duas seleções regionais, constituídas por Afonso Câmara, Pedro Nunes (CD 1º de Maio) e Tomás Ferreira (ACM Madeira), juntamente com Catarina Calaça, Eduarda Aguiar e Margarida Faria (Sporting Clube Madeira).
Os treinadores foram Hugo Silva (CD 1º de Maio) e Sérgio Viegas (Sporting C. Madeira).
Na competição por equipas, destaque para a presença da seleção regional masculina na final, tendo sido apenas derrotada na competição pela equipa da ATM Porto.
Apesar do resultado de 0-3, a réplica dos jovens madeirenses foi muito boa, relevando-se o equilíbrio em cada um dos encontros, alcançando assim o título de vice-campeão. Em terceiro lugar classificou-se Vila Real.
No setor feminino, a equipa feminina enfrentou a congénere de Castilla y Léon, no encontro de disputa do terceiro lugar, tendo alcançado uma importante vitória por 3-1. Com este resultado, as três jovens madeirenses obtiveram o terceiro lugar final na competição, posição honrosa para a Madeira.
A seleção de Vila Real venceu a prova, após vitória sobre Andaluzia na final.
Em singulares, maior relevo para a prestação de Tomás Ferreira (ACM Madeira), que brilhantemente venceu a competição. Depois do segundo lugar no grupo de qualificação, o jovem acemista foi derrotando a “concorrência” de forma crescente, em termos de qualidade, derrotando na final o atleta João Silva (Porto), por 3-1, erguendo o troféu de Campeão. O atleta Ricardo Correia (Porto) fechou o pódio.
Ainda na prova masculina, Afonso Câmara (CD 1º de Maio) finalizou a competição no quinto lugar, depois de derrota frente a Ricardo Correia (Porto) por 0-3. Já o seu colega de clube – Pedro Nunes -, alcançou a final da prova de consolação, tendo sido derrotado por Joaquin Rivas (Andaluzia) por 1-3, terminando a prova na décima quarta posição.
Na prova de singulares femininos, a atleta Catarina Calaça (Sporting C. Madeira) alcançou a medalha de bronze, depois de vencer a atleta Ana Pedregosa (Andaluzia) por 3-0. Nas meias-finais foi derrotada por Sílvia Santos (Vila Real) por 0-3, atleta que venceu a prova, seguida de Elvira Rad (Castilla y Léon).
Em femininos, a atleta Eduarda Aguiar (Sporting C. Madeira) obteve o quinto lugar final, depois de derrota frente a Ana Pedregosa (Andaluzia) por 0-3. A atleta Margarida Faria (Sporting C. Madeira) finalizou a prova na nona posição final, depois de derrota frente à sua colega de equipa – Eduarda Aguiar –, por 0-3, na ronda dos oitavos de final.
A próxima edição do evento irá ter lugar na Madeira, cabendo à Associação de Ténis de Mesa da Madeira receber, em junho de 2017, as congéneres de Aveiro, Porto, Vila Real, Andaluzia, Castilla La Mancha, Castilla y Léon e Galiza.