Tomás Ferreira traz ouro para a Madeira em ténis de mesa

tenis tomás ferreiraTomás Ferreira, do ACM Madeira, acaba de conquistar medalha de ouro, em singulares masculinos, no 18º Torneiro Ibérico que teve lugar este domingo em Burgos, Espanha. Para além deste título, a Região conseguiu ainda o bronze pelas mãos de Catarina Calaça, atleta do Sporting Clube da Madeira.

Em termos globais, as seleções madeirenses brilharam pela excelente prestação, tendo conseguido os segundo e terceiro lugares, em masculinos e femininos, respetivamente.

O evento desportivo realizou-se no Pavilhão Municipal José Luís Talamillo (Burgos, Espanha), onde a Madeira marcou presença com duas seleções regionais, constituídas por Afonso Câmara, Pedro Nunes (CD 1º de Maio) e Tomás Ferreira (ACM Madeira), juntamente com Catarina Calaça, Eduarda Aguiar e Margarida Faria (Sporting Clube Madeira).

Os treinadores foram Hugo Silva (CD 1º de Maio) e Sérgio Viegas (Sporting C. Madeira).

tenis de mesa

Na competição por equipas, destaque para a presença da seleção regional masculina na final, tendo sido apenas derrotada na competição pela equipa da ATM Porto.

Apesar do resultado de 0-3, a réplica dos jovens madeirenses foi muito boa, relevando-se o equilíbrio em cada um dos encontros, alcançando assim o título de vice-campeão. Em terceiro lugar classificou-se Vila Real.

No setor feminino, a equipa feminina enfrentou a congénere de Castilla y Léon, no encontro de disputa do terceiro lugar, tendo alcançado uma importante vitória por 3-1. Com este resultado, as três jovens madeirenses obtiveram o terceiro lugar final na competição, posição honrosa para a Madeira.

A seleção de Vila Real venceu a prova, após vitória sobre Andaluzia na final.

Em singulares, maior relevo para a prestação de Tomás Ferreira (ACM Madeira), que brilhantemente venceu a competição. Depois do segundo lugar no grupo de qualificação, o jovem acemista foi derrotando a “concorrência” de forma crescente, em termos de qualidade, derrotando na final o atleta João Silva (Porto), por 3-1, erguendo o troféu de Campeão. O atleta Ricardo Correia (Porto) fechou o pódio.

Ainda na prova masculina, Afonso Câmara (CD 1º de Maio) finalizou a competição no quinto lugar, depois de derrota frente a Ricardo Correia (Porto) por 0-3. Já o seu colega de clube – Pedro Nunes -, alcançou a final da prova de consolação, tendo sido derrotado por Joaquin Rivas (Andaluzia) por 1-3, terminando a prova na décima quarta posição.

tenis de mesa catarina calaça

Na prova de singulares femininos, a atleta Catarina Calaça (Sporting C. Madeira) alcançou a medalha de bronze, depois de vencer a atleta Ana Pedregosa (Andaluzia) por 3-0. Nas meias-finais foi derrotada por Sílvia Santos (Vila Real) por 0-3, atleta que venceu a prova, seguida de Elvira Rad (Castilla y Léon).

Em femininos, a atleta Eduarda Aguiar (Sporting C. Madeira) obteve o quinto lugar final, depois de derrota frente a Ana Pedregosa (Andaluzia) por 0-3. A atleta Margarida Faria (Sporting C. Madeira) finalizou a prova na nona posição final, depois de derrota frente à sua colega de equipa – Eduarda Aguiar –, por 0-3, na ronda dos oitavos de final.

A próxima edição do evento irá ter lugar na Madeira, cabendo à Associação de Ténis de Mesa da Madeira receber, em junho de 2017, as congéneres de Aveiro, Porto, Vila Real, Andaluzia, Castilla La Mancha, Castilla y Léon e Galiza.