Da antiga casa fotográfica ao edifício polémico

*Com Rui Marote

perestrelo

As mais jovens gerações já não conheceram o emblemático edifício da Casa Perestrelo, na Avenida Arriaga, mas a verdade é que o mesmo permaneceu durante muito tempo como um ícone da arte fotográfica na Madeira, reflectindo a tradição da família cujo nome a fachada ostentava.

Os Perestrelos foram dos mais distintos fotógrafos da Madeira, e, a par da família Vicente, dos que prosseguiram esta tradição no seio familiar, documentando durante décadas o quotidiano insular. Os registos que deixaram, de paisagens, factos e famílias da região, são inestimáveis e um grande contributo aos historiadores e a todos aqueles que queiram conhecer a Madeira de outros tempos e a forma como esta terra evoluiu e se transformou ao longo de décadas.

SONY DSC

Mais tarde, para o lugar da antiga casa fotográfica, onde muitos se dirigiam para tirar o retrato, foi o edifício do Centro Comercial do Infante, depois conhecido como Marina Shopping, que desde logo se tornou um foco de polémica pela sua pesada volumetria. Mas mesmo ele já viu melhores dias, embora entretanto melhorado relativamente ao estado de degradação que anteriormente atravessou, Agora, o drama situa-se mais abaixo, na área comercial, quase paralisada. O tempo passa e é inexorável.