Revista Billionaire destaca palácio português à venda por 16,7 milhões

palácio em Azeitão Portugal
Imagem: Duarte Fernandes Pinto

**A revista Billionaire apresentou 7 das mais majestosas propriedades no mercado, no caso dos leitores desejarem ser a rainha ou o rei de um castelo.

Um palácio localizado em Azeitão, à venda por 16,7 milhões de euros, é uma das propriedades mais caras destacadas pela revista no artigo “Melhores castelos e palácios para venda”.

A propriedade portuguesa , é a terceira mais cara numa lista de sete que a revista elencou. O número de quartos excede a dezena e o imóvel é vizinho da Bacalhôa da Fundação Berardo.

O artigo destaca sete casas em dois continentes (Escócia, Inglaterra, Espanha, Itália e Estados Unidos) e com preços que variam entre os 4,4 milhões de dólares (3,9 milhões de euros à cotação actual) de Caverswall Castle, em Staffordshire e os 35 milhões de euros de Woodstock Castle, no Connecticut, Estados Unidos, refere o Jornal de Negócios.

A propriedade de Azeitão tem 16 quartos e estende-se por 14 hectares, de acordo com a informação presente no site da Sotheby’s, que está a fazer a comercialização. O palácio, que é vizinho da Quinta da Bacalhôa, por sua vez detida pela Fundação Berardo, ocupa uma área de 1.573 metros quadrados e foi construída no século XVI.

O palácio – que estará descrito na obra “Casas nobres de Portugal” – conta ainda com um painel de azulejos, provenientes do atelier de Urbino, em Itália, que ilustram cenas da antiguidade baseadas provavelmente em frescos de Rafael. No exterior destaca-se um lago de 900 metros quadrados.

A lista de casas da Billionaire é feita a propósito do segundo aniversário anual da rainha Isabel II (nasceu em 21 de Abril de 1926 mas só foi baptizada a 29 de Maio desse ano, faz este domingo 90 anos), recordando o valor atribuído à residência oficial da rainha. O castelo de Buckingham está avaliado em mais de mil milhões de libras (1.311 milhões de euros) e, desde que Isabel II foi coroada em 1952, valorizou 9.000%.