Ucrânia vence Eurovisão com canção sobre ocupação russa

Eurovision-Jamala-UkraineJamala, com o tema “1944”, acaba de conquistar a Eurovisão da Canção, tornando a Ucrânia o país vencedor da 61ª edição do emblemático concurso que esta noite teve lugar em Estocolmo, na Suécia.

Considerada uma candidata forte pela emotividade e polémica do tema, que remete para uma das épocas mais negras da história da Europa – a ocupação russa – , a canção escrita e interpretada por Jamala, de 32 anos, veio porém a revelar-se a surpresa da noite, conquistando o título mais cobiçado pelos 26 países finalistas. O televoto foi decisivo na obtenção dos 534 pontos.


“1944” é a primeira canção da Eurovisão a exprimir-se em língua tártara da Crimeia. O assunto causou controvérsia e chamou a atenção dos media internacionais sobre Jamala, a intérprete de ascendência tártara, e o próprio tema inspirado na história da sua bisavó durante a deportação do povo da Crimeia em 1944, pelo ditador soviético Estaline. Um assunto ainda bastante “quente” politicamente, com a anexação da Crimeia à Rússia, em 2014, processo que continua a não ser reconhecido pela Ucrânia.

A Austrália, país convidado, e a Rússia, avançada como potencial vencedora do certame, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 511 e 491 pontos, respetivamente.

Portugal não participou este ano.

A Ucrânia já havia vencido o concurso em 2004.