José Agostinho Baptista vai hoje ao Porto Santo com jovens alunos no ‘Cruzeiro da Poesia’

José Agostinho Baptista
José Agostinho Baptista acompanha o ‘cruzeiro da poesia’ ao Porto Santo.

A cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso de poesia promovido pela Criamar – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, congregou ontem muitos jovens e respectivos pais numa sala do Centro de Congressos da Madeira (Casino). Presentes, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, o administrador do Grupo Pestana, Luigi Valle, o presidente da Criamar, João Carlos Abreu, entre outras entidades.

joao carlos abreu

Conforme explicou na oportunidade João Carlos Abreu, os participantes embarcam hoje de manhã, às 8 horas, num ‘cruzeiro da poesia’ ao Porto Santo no navio Lobo Marinho (patrocinado pelo Grupo Sousa), que contará com a presença do poeta José Agostinho Baptista. O objectivo, referiu João Carlos, é proporcionar a oportunidade aos jovens alunos das escolas que escreveram poemas para este concurso de contactar com aquele que é um dos mais respeitados poetas portugueses da sua geração, e simultaneamente de lhes proporcionar num dia agradável na praia paradisíaca da ‘Ilha Dourada’, que “bem merecem”, considerou.

criamar - poesia

O presidente da Criamar elogiou o empenho dos professores ao incentivar os alunos a participar nesta iniciativa de cariz literário que reuniu trabalhos dos alunos nas áreas da poesia escrita e poesia visual. A iniciativa, este ano, registou mesmo a presença a concurso de poemas realizados não só por madeirenses, mas também por açorianos.

Referindo-se à crise, que afecta também a obtenção de apoios da Criamar junto dos potenciais ‘sponsors’, João Carlos Abreu garantiu que a mesma continuará todavia, sem esmorecer, com a sua acção de dinamização educativa e cultural e anunciou a criação para breve, em São Gonçalo, de uma espécie de escola aberta a todos, seja qual for o seu grau de escolaridade, e onde, garantiu, serão promovidas áreas tão díspares como a poesia, a literatura, a filosofia e as artes.

criamar - poesia

Alunos de 24 escolas participaram no concurso cujos premiados foram ontem distinguidos, com um total de 212 trabalhos.

Júlia Assunção, de 13 anos, aluna do Colégio do Infante D. Henrique, venceu o primeiro prémio de poesia do 3º Ciclo. O 2º prémio foi para Daniela Filipa Jardim, 13 anos, aluna da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego Jacinto João Andrade.

Já na poesia visual do 3º Ciclo, ganhou José Roberto Sousa, de 17 anos, da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Santo António. O segundo prémio foi para Luís Santos, de 14 anos, do Externato da Apresentação de Maria. Érica Vieira, de 13 anos, da Escola dos Louros, recebeu uma menção honrosa em poesia visual do 3º ciclo. Mariana Rodrigues, de 12 anos, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, recebeu uma menção honrosa.

criamar - poesia

O 1º prémio de poesia do Secundário foi para Marisela Mendes, 18 anos, da Escola Pe. Manuel Álvares, da Ribeira Brava. O segundo prémio foi recebido por Caroline Gouveia, de 15 anos, da mesma escola. Já o primeiro prémio de poesia visual do Secundário foi para Joana Rodrigues, 17 anos, da Escola Jaime Moniz. Diana Sousa, de 18 anos, da Escola de Machico, obteve o 2º prémio nesta categoria e Ricardo Luís de 21 anos, da APEL, obteve uma menção honrosa. O mesmo conseguiu Leena Vieira, de 15 anos, da Escola de Machico.

Foram ainda publicados num caderno alusivo, à venda no local, os trabalhos representantes das diferentes escolas da RAM a concurso, os trabalhos acima descritos (vencedores) e a lista de todos os participantes.