PSD-Porto Moniz denuncia “caos” na rede de abastecimento de água potável

agua rega levadaUm comunicado assinado pelo presidente da Comissão da Concelhia do PSD do Porto Moniz, Nélio Rodrigues dá conta de um alegado “Caos na rede pública de abastecimento de água potável do Concelho do Porto Moniz”.

Segundo o comunicado “a Comissão Concelhia do PSD do Porto Moniz está profundamente preocupada com a forma como a Autarquia Socialista local tem feito a gestão e manutenção da rede de água potável do Concelho o que está a culminar num autêntico caos levando já, nalguns casos, ao desespero dos munícipes”.

Diz o PSD que “o caso mais gravoso verifica-se no Seixal, pois, mesmo sendo a Freguesia da Região onde este bem mais abunda, Emanuel Câmara está a ordenar o corte geral da água durante a noite em toda a Freguesia. Uma situação que já dura há acerca de um mês e que terá por objetivo ganhar capacidade de abastecimento para parte do dia seguinte. Contudo, mesmo sendo esta uma medida extrema se tem revelado insuficiente para resolver o problema. A realidade é que a falta de água deriva da incapacidade da autarquia em gerir e manter a rede de abastecimento, sendo que o Senhor Presidente e os seus Vereadores ainda não entenderam que, para já, a solução não está em realizar cortes gerais mas sim em encontrar e reparar os locais de fuga que por sinal não devem ser assim tão pequenos”.

Face a esta situação, os autarcas social-democratas com responsabilidades de oposição naquela Freguesia já denunciaram várias vezes em sede própria este problema, reclamando a urgência na tomada de medidas que visem a sua resolução.

Segundo o PSD “na Ribeira da Janela, a situação ainda não é tão gravosa, mas para lá caminha e pelos mesmos motivos. Nesta Freguesia a população queixa-se de grandes oscilações da pressão dentro da tubaria, o que tem já provocado vários rombos na rede, com os constrangimentos a que a reparação dos mesmos obriga, cortes no abastecimento. Nesta freguesia alguns populares queixam-se também da falta de limpeza dos locais de captação de água, não se conhecendo nenhuma depois que o atual executivo tomou posse. Será que acontece o mesmo nas outras freguesias?”, pergunta.

Por sua vez, alega o PSD que a Freguesia do Porto Moniz “também tem sofrido com algumas consequências da má gestão e manutenção da rede pública de água por parte da Câmara Socialista. Registe-se a falta, durante dois dias, no sítio da Pedra Mole, assim como, muito recentemente, uma manhã, incluindo toda a hora de almoço, em toda a vila do Porto Moniz, situação que aconteceu sem qualquer aviso prévio da Autarquia aos serviços de hotelaria, restauração, saúde e escolas, de modo a serem tomadas as necessárias medidas de salvaguarda”.

Nas Achadas da Cruz, o PSD diz que a autarquia, dando cumprimento ao prometido, construiu, na zona do calhau, junto à estação do teleférico, casas de banho públicas. No entanto, como a zona não é servida por rede de abastecimento de água, os sanitários não têm água, “situação que dura há mais de meio ano e para a qual não se vislumbram soluções”, revela.

“Caos é a palavra que encontramos para melhor caraterizar neste momento a forma como esta Câmara Socialista tem gerido a rede de água potável do Concelho, o que nos deixa profundamente preocupados pois o Verão aproxima-se (…) Ainda esta semana o Senhor Presidente da Câmara mostrou-se publicamente muito preocupado com a questão da água que está a entrar no pavilhão do Porto Moniz mas pelos vistos está pouco preocupado em colocá-la onde ela é mais precisa, na casa dos munícipes”, rematam.