Taekwondistas madeirenses demonstram brio em Campeonato Nacional

img_20160423_164609.jpg

A Região Autónoma da Madeira esteve representada por quatro atletas do Club Sport Marítimo, no Campeonato Nacional de Taekwondo (Poomsae) que se realizou sábado passado no Pavilhão Municipal da Nazaré, no distrito de Leiria.

Nesta prova nacional, estava em jogo uma vertente técnica do Taekwondo, nomeadamente a apresentação de Poomsae. Trata-se de uma série de coreografias estilizadas, incluindo diversas defesas e ataques que são executadas por cada atleta, sozinho, simulando um combate contra vários adversários. O grau de execução do movimento é avaliado de acordo com a perfeição do mesmo. Quanto mais a sequência de movimentos executados se aproxima do ideal standardizado pela Federação Mundial de Taekwondo, maior a pontuação, que é avaliada por vários juízes.

Participaram nesta prova nacional cerca de 200 praticantes desta arte marcial de origem coreana, representando cerca de 57 clubes de norte a sul do País.

taekwondo

Os taekwondistas madeirenses classificaram-se entre os dez melhores nacionais, nas respectivas categorias.

Mariana Fernandes (Cadetes) obteve o 9º. lugar. Já Isabel Laranjeiras (Juniores) classificou-se em 7º. lugar. Por seu turno, Gonçalo Sousa (Juniores) ficou em 6º. lugar e José Santos (Seniores) marcou uma sólida posição em 4º. lugar.

No final da prova, o treinador Mário Rodrigues, 4º Dan, ficou bastante satisfeito com a empenho e exibição dos atletas nesta competição nacional. Realce para o facto de que os taekwondistas madeirenses apenas por diferenças de décimas nas pontuações não alcançaram o pódio, mas a evolução e o nível apresentado deixou excelentes indicações para o futuro.

A Associação de Taekwondo da Madeira apoiou esta deslocação.