JPP quer debate potestativo sobre agricultura familiar

jpp

O grupo parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP) deu entrada na Assembleia Legislativa da Madeira a um requerimento para a realização de um debate potestativo subordinado ao tema Agricultura familiar na Região Autónoma da Madeira.

“O JPP considera que o sector agrícola é uma área estratégica e de grande importância regional, quer numa vertente económica, quer numa vertente social, onde a agricultura familiar se destaca. Por isso é fundamental ouvir o Governo sobre a estratégia pensada para este setor, de forma a promover o seu crescimento, incrementar a sua competitividade e reduzir a nossa dependência externa”, revelou o deputado Rafael Nunes, durante uma visita do JPP ao mercadinho biológico, no Largo da Restauração, no Funchal, esta quarta-feira, 20 de Abril.

“A falta de apoio à agricultura biológica, como forma de impulsionar métodos e práticas agronómicas sustentáveis e saudáveis, é uma das questões que nos preocupa e que queremos esclarecer neste debate, bem como a regulamentação dos apoios PRODERAM 2020, que regista um atraso significativo e inexplicável, particularmente quando comparado com a Região Autónoma dos Açores”, acrescentou.

jpp

Para esta discussão, no Parlamento Regional, o JPP pede a presença dos secretários com responsabilidades nas áreas da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, e também do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada.

“A manutenção dos canais de rega é uma questão que merece um plano mais estruturado, para melhorar os sistemas de transporte e armazenamento de água e dar melhor resposta aos agricultores”, destacou Rafael Nunes, referindo-se a uma questão que o JPP tem defendido no plenário.

O Juntos pelo Povo lembra que cerca de 40 mil pessoas dependem diretamente da agricultura, na Região, mas continua a haver muitos problemas para resolver, embora o Executivo madeirense tenha tomado este setor como um dos seus principais pilares.

“É necessário resolver a falta de incentivo para aumentar a notoriedade dos produtos regionais; criar uma rede de monitorização de pragas e doenças agrícolas; colmatar a discrepância entre os valores praticados nos mercados nacionais e o próprio valor atribuído aos produtores”, enumerou o deputado do JPP, que espera ver estes e outros assuntos em debate, brevemente, na Assembleia Regional.