‘O Sal da Terra’: cinema de qualidade amanhã na Ponta do Sol

ponta de sol05

“Encontro com o Cinema”. Este é o nome do projecto de divulgação de cinema alternativo que se realiza, a partir de amanhã, na Ponta do Sol, no Auditório John dos Passos. O cinema descerá à vila e permitirá um reencontro com população.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Município da Ponta do Sol, a Associação Travessias Culturais, a Direcção Regional de Cultura e a Estalagem da Ponta do Sol. O projecto visa a divulgação de cinema, mas cinema numa perspectiva particular, essencialmente de cariz cultural, cinema esse em claro défice na ilha, sublinha a organização.

O projecto visa proporcionar à população de toda a região o acesso a cinematografias alternativas aos comuns circuitos comerciais. Como é sabido, o domínio comercial absoluto do cinema de Hollywood, aniquilou por completo iniciativas de exibição de filmes alternativos. Há já alguns anos que não se realizam na região ciclos deste tipo de cinema de uma forma programada e estruturada, quer sejam por iniciativas governamentais ou privadas.

Este projecto consiste numa sessão diária semanal, geralmente às sextas-feiras, no Auditório John dos Passos. No entanto, numa fase inicial, devido à ocupação da sala, as sessões realizam-se também ou às quartas ou quintas-feiras. A sua programação, da responsabilidade de Pedro Clode, inclui não só cinematografias independentes, ou de autor, como também produções não alheadas do público, com capacidade de atingir com relativo sucesso uma plateia mais generalista. Pretende-se conquistar o público e incutir-lhe hábitos de consumo alternativos.

As  sessões terão um custo de 2.50 euros, preço normal de adulto, sendo que os estudantes, crianças e cidadãos séniores, pagarão apenas um euro. Serão distribuídas folhas de sala com breves textos informativos dos filmes.

Os bilhetes estarão à venda, uma hora antes da sessão.

O primeiro filme será ‘O Sal da Terra – Uma viagem com Sebastião Salgado’, de Wim Wenders e Juliana Ribeiro Salgado.