ACIF comemora 180 anos a bordo do Lobo Marinho com cheiro a Festa da Flor

A associação Comercial e Industrial do Funchal completou 180 anos a 20 de janeiro último, mas a efeméride será assinalada ao longo deste ano através de um vasto programa de iniciativas.

O grupo 'Caneca Furada' animou a viagem, deixando já um cheirinho a Festa da Flor. (Foto Rui Marote)
O grupo ‘Caneca Furada’ animou a viagem, deixando já um cheirinho a Festa da Flor. (Foto Rui Marote)

Depois do mini cruzeiro a bordo do Lobo Marinho, esta terça-feira, 5 de abril, a ACIF promete avançar no calendário das festividades com um evento surpreendente a 20 de maio, Dia do Empresário.

Cristina Pedra, a responsável pela instituição, não quis levantar o véu, mas adiantou ao FN que baterá em excelência os anteriores. “Trata-se de uma novidade que vai suplantar tudo o que já se fez nos últimos 16 anos”, sublinhou.

a nova direção da ACIF aproveitou o mini cruzeiro no Lobo Marinho para auscultar as bases. (Foto Rui Marote)
A ACIF promete surpreender a 20 de maio, Dia do Empresário. (Foto Rui Marote)

A responsável, que em janeiro último foi reconduzida à frente dos destinos da ACIF, falava após a tomada de posse dos novos órgãos da Mesa de Fotografia, uma cerimónia que teve lugar a bordo do Lobo Marinho, antes do mini cruzeiro que serviu para assinalar o segundo evento das comemorações do 180º aniversário da instituição. O primeiro foi no início do ano com o concerto da Orquestra Clássica da Madeira.

A iniciativa reuniu associados da ACIF, turistas, emigrantes e população em geral num passeio que serviu não só para divulgar o papel da instituição no tecido económico e social da Região, como também proporcionar uma experiência diferente aos que quiseram associar-se às festividades.

O tempo ajudou a comemorar os 180 anos da instituição. (Foto Rui Marote)
O tempo ajudou a comemorar os 180 anos da instituição. (Foto Rui Marote)

Numa viagem ao longo da costa sul, entre o Funchal e a Calheta, os convivas puderam apreciar as vistas em circuito inverso ao que o ferry costuma fazer, beneficiando ainda de animação musical e das atuações da trupe ‘Caneca Furada”. Ferdinanda Sousa, a mentora do projeto criado há 30 anos, partilhou os aplausos dedicados aos mais de 50 elementos que atuaram já em registo cortejo Festa da Flor.

Cristina Pedra destacou que o objetivo da ACIF, ao dinamizar o mini cruzeiro, teve também em conta o cartaz da Festa da Flor, associando-se desta forma às iniciativas e estratégia promocional da Região.

A nova direção da ACIF aproveitou o mini cruzeiro no Lobo Marinho para auscultar as bases. (Foto Rui Marote)
A nova direção da ACIF aproveitou o mini cruzeiro no Lobo Marinho para auscultar as bases. (Foto Rui Marote)

A nova direção da ACIF aproveitou a oportunidade para realizar uma reunião de trabalho com os seus associados. Segundo Cristina Pedra, que conta agora com o apoio de dois vice presidentes (Carlota Oliveira e Sérgio Gonçalves), tratou-se essencialmente de uma conversa com as bases no sentido de auscultar problemas e definir linhas de atuação. “Será acima de tudo um momento de partilha e de estabelecer pontes de trabalho”.

O mini cruzeiro de três horas foi divulgado junto dos turistas e da diáspora. (Foto Rui Marote)
O mini cruzeiro de três horas foi divulgado junto dos turistas e da diáspora. (Foto Rui Marote)

A iniciativa, promovida pela ACIF em parceria com o Grupo Porto Santo Line e Empresa de Cervejas da Madeira, suas associadas, foi divulgada junto das unidades hoteleiras e da diáspora. O pacote disponibilizado ao público por um preço de 30 euros por pessoa incluiu, para além da viagem de três horas, acesso a bar aberto, a animação com DJ e às atuações da ‘Caneca Furada’.