Professores de português em formação sobre os novos programas curriculares

formação 2
Célia Carneiro e Ana Andrade foram as oradoras convidadas.

O grupo disciplinar de Português da Escola Secundária de Jaime Moniz, em parceria com o Grupo Leya/Texto Editora, promoveu hoje uma ação de formação para docentes sobre “O Programa e as Metas Curriculares do Português no Ensino Secundário”.

Conforme explicou o delegado disciplinar, Hélder Teixeira, a ação foi conduzida pelas autoras do manual que está a ser trabalhado na ESJM, no 10.º ano de escolaridade e que dá pelo nome de Mensagens. Um manual que constitui uma “proposta de trabalho”, que “aponta caminhos” no âmbito do que o novo programa curricular exige aos professores e alunos, conforme salientaram as autoras Célia Carneiro e Ana Andrade.

Temas como a articulação entre os vários domínios programáticos, as metas curriculares, a gestão do tempo e a articulação do programa curricular de 10.º com o de 11.º ano estiveram em análise, permitindo assim o esclarecimento de algumas questões e a sugestão de estratégias suscetíveis de motivar os alunos para a aprendizagem dos conteúdos da educação literária.

formação 1