Capela Penha de França no Faial atrai visitante pela sua construção na pedra

capela 1
Fotos DR

No Sítio da Fazenda, freguesia do Faial, a Capela de Nossa Senhora da Penha de França é uma verdadeira relíquia do nosso património regional que não passa despercebida ao olhar dos forasteiros. São vários os detalhes que lhe conferem encanto, mas a sua principal atração, do ponto de vista exterior, reside no facto de ter sido construída na própria rocha.

Este imóvel do concelho de Santana, datado do século XVII, tem resistido ao tempo e encontra-se em bom estado de conservação e a ser digno de um a visita quer de madeirenses quer de turistas. A Região dispõe de um património edificado de grande valor, disseminado por toda a Ilha, que urge preservar e visitar sempre. Muitas vezes, as viagens culturais poderão ser feitas cá dentro porque há muito por (re)descobrir na terra.

capela4Segundo os dados divulgados pelo historiador Rui Carita, é um imóvel de valor local, segundo resolução do governo datada de 1996, de propriedade privada, escavada em grande rocha e envolvida por adro cimentado e murado, articulando-se por degraus com a residência”. Segundo os mesmos dados, a descrição desta bonita Capela resume-se ao seguinte: “Arquitectura religiosa, popular e maneirista. Capela de planta longitudinal escavada na rocha, com fachada principal terminada em empena de carena, rasgada por portal de arco de volta perfeita e com sineira ao nível da fachada. Interior com a rocha formando cobertura em abóbada de berço irregular e pequeno altar de cantaria maneirista”.

capela3A sua estrutura caracteriza-se por ser “em cantaria mole regional e alvenaria regional rebocada, com porta em madeira pintada e sino de bronze” que atraem o turista que por ali passa.

capela5Quanto à sua génese histórica, Rui Carita elucida-nos: “Século XVI-Referência à fundação lendária por Irvão Teixeira de uma capela nesta área, num antigo refúgio de escravos canários, os chamados “homens bravos”; 1685 – instituição da capela de Nossa Senhora da Penha de França por António Teixeira Dória, 5º neto do 1º donatário de Machico; data no portal; 1904 – João Teodoro Figueira, então proprietário da capela, vendeu-a aos pais dos actuais donos e procedeu a algumas reparações: aumentou a abertura que existe no cimo da pedra, permitindo a entrada das águas; 1984, 3º domingo de Outubro – reinstalação da antiga romaria da Penha de França”.

Esta é a proposta do FN aos madeirenses e turistas: redescobrir o património da terra.

capela2