Recordando a Feira de Hannover: quatro “embaixadores” da Madeira no mundo

hannover fatinha
Foto Rui Marote

A objetiva de Rui Marote regista hoje uma imagem que data de 2000 e que foi colhida durante a Feira Internacional de Turismo de Hannover. As quatro figuras da foto têm sabido, ao longo dos anos, cada uma delas à sua maneira, divulgar a Madeira no exterior através do turismo, da gastronomia e do ensino.

O primeiro, à esquerda, João Egídio: simples, discreto mas senhor de uma criatividade sem limites. Que o digam os quadros vivos nas placas centrais da Avenida Arriaga que todos os anos recria ou outros eventos que fazem parte da promoção do turismo.

A seu lado, o então emblemático secretário regional do Turismo e Cultura que ao longo de mais de duas décadas se bateu pela promoção da Madeira no estrangeiro e abriu as portas da Ilha ao mundo. Um legado que ninguém lhe pode tirar.

Junto a João Carlos Abreu, outro “embaixador” da Madeira, desta feita através da gastronomia típica regional. Falamos de Manuel Fernandes, o proprietário do restaurante “O Madeirense”, na capital portuguesa, que ao longo de anos e anos tem sabido divulgar a boa cozinha insular, mesmo além fronteiras. No seu colo, num momento de salutar convívio, Fátima Marques, outra “embaixadora” da Madeira pela via do ensino e da cultura, já que tem ensinado milhares de jovens e divulgado dezenas e dezenas de livros publicados por escritores desta Região. Mais recentemente, Fátima Marques assumiu com brio o desafio de ser a mandatária na Madeira da candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

São figuras que têm sabido, à sua maneira e estilo, dar o seu contributo à afirmação da Ilha também no exterior.