Desfile de Carnaval quase a começar

liliana sousa carnaval

É já daqui a pouco, às 21 horas, que começará o já tradicional cortejo de Carnaval que junta no Funchal as diferentes ‘escolas de samba’ numa animação que muito cativa os turistas e que, se não entusiasma os madeirenses a ponto de os pôr a dançar, sempre conseguiu, pelo menos, despertar-lhes a curiosidade. É grande a multidão que acompanha todos os anos o corso carnavalesco e que, apesar de uma contenção quase britânica que contrasta com a imagem da exuberância do latino, observa com a maior atenção o colorido dos fatos, aprecia o trabalho desenvolvido na sua criação, gosta de ver as coreografias e sempre vai trauteando as músicas, a maior parte das quais originais.

Após outros tempos em que descia pela Avenida do Infante e em que subia pela Avenida Zarco até à Praça do Município, o corso carnavalesco percorre agora um itinerário que vem da rotunda do porto do Funchal, passa pela Avenida Francisco Sá Carneiro, chega à Rotunda com o mesmo nome, e segue pela faixa sul da Avenida do Mar até à Praça da Autonomia. Um trajecto plano, que é bem menos exigente das faculdades físicas dos participantes, e mecânicas dos carros alegóricos sobrecarregados com enfeites e figurantes.

A ordem anunciada das diferentes ‘troupes’ participantes é a seguinte: primeiro virá ‘O Sonho do Sol e da Lua’, animação criada por João Egídio Rodrigues. A Associação Fura Samba vem a seguir com o tema ‘Neste Universo de mistério, cai do céu e a poesia, um livro aberto, cheio de fascinação’ – Associação Fura Samba
Segue-se a ‘Escola de Samba Os Cariocas’, com ‘Um Sonho sem Fronteiras’, e a ‘Turma do Funil’, com o tema ‘Noite Mágica’.

Depois vem “Popup Gaudi – Sonho de Artista”, uma fantasia da Associação ANIMAD, e a troupe ‘Sorrisos de Fantasia’, com ‘Sonho de uma Noite de Verão’.

Seguidamente, o grupo ‘Império da Ilha’ propõe-nos a temática ‘Madeira… Destino de Sonho’. A encerrar o desfile os madeirenses e os muitos estrangeiros que se deixam cativar por estas festividades poderão ver as criações ‘Sonho de uma noite’, pela Escola de Samba Caneca Furada, e “O Despertar da Quimera”, da Associação de Animação Geringonça.