Aliados da Arábia Saudita também rompem relações com o Irão

saudita

A crise diplomática agudiza-se no Médio Oriente: um número significativo de aliados da Arábia Saudita associaram-se às retaliações contra o Irão, com a expulsão de funcionários diplomáticos iranianos de Riad, após o ataque de que a Embaixada da Arábia Saudita em Teerão foi alvo. A embaixada foi invadida na sequência das execuções realizadas na Arábia, entre as quais se contou um clérigo xiita de grande destaque, acusado de terrorismo.

A Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Irão e ordenou aos referidos funcionários que abandonassem o país dentro de 48 horas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita Adel al-Jubeir disse que as relações comerciais com o Irão seriam cortadas e as ligações aéreas interrompidas.

Porém, a interdição não se aplicará aos peregrinos iranianos que viajam para locais sagrados do Islão, como Meca e Medina.

O Bahrein e o Sudão contam-se entre os países que romperam também relações internacionais com o Irão, na sequência da divergência que opõe ambos os governos, de natureza religiosa xiita, no Irão, e sunita, na Arábia Saudita.