Patrícia Sumares inaugura instalação na reitoria da UMa

tu es po

É já daqui a pouco, às 19 horas, que a artista plástica madeirense Patrícia Sumares, antiga responsável pela coordenação de exposições na Galeria dos Prazeres, inaugura na Reitoria da Universidade da Madeira, ao Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a sua instalação ‘Tu és pó, e ao pó voltarás’. Trata-se de uma obra provocadora, que questiona as relações entre arte e poder e aborda a efemeridade da vida humana e da suposta glória conquistada neste mundo. Patrícia Sumares elaborou durante cerca de um ano centenas de caras humanas que, espalhadas pelos corredores e galerias do vetusto edifício situado perto do Largo do Colégio, no Funchal, se destinam a ser destruídas, calcadas pelos pés dos visitantes… que assim transformarão a obra da artista em pó, materializando a metáfora que a mesma pretende que fique suspensa na mente do fruidor. Uma metáfora relacionada, também, com a ambição que caracteriza o ser humano e com a ânsia de obter dominação sobre os outros seres ou um lugar confortável de poder e conquista – mesmo que para tal tenha de passar por cima dos outros.

A inauguração da mostra culmina uma acção de formação que foi creditada pela Secretaria Regional da Educação e que se realizou no auditório da Reitoria da Universidade, congregando figuras gradas do panorama cultural nacional e regional, entre curadores, críticos e académicos da área da artes visuais e da história da arte, e que se prolongou por dois dias.

Este evento cultural terminará hoje, depois da exposição, com um programa social que consiste num jantar na Estalagem da Ponta do Sol. A exposição, essa, ficará sem dúvida na memória de quem a vir – e de quem hoje nela participar.