Rui Carita apresenta II Volume da História da Madeira – Séc. XVI

historia da madeira

O académico madeirense Rui Carita vai lançar, no dia 7 de Dezembro, pelas 19 horas, na Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas) o segundo volume da obra ‘História da Madeira – Séc. XVI, Uma porta para o mundo’, evento apadrinhado pela Associação Académica da UMa.

Este segundo volume da colecção História da Madeira, editado pela Imprensa Académica (a chancela editorial da AAUMa) vem desvendar ainda mais aspectos da história do arquipélago, a caminho dos 600 anos do início do povoamento.

“A Madeira foi instituída no início do século XVI como diocese dos descobrimentos e das conquistas da Expansão portuguesa, com sagração da sé do Funchal em 1517 e a elevação da mesma a sede de arcebispado, em 1533, embora por pouco tempo. Nos anos seguintes, com a concorrência da França no domínio do oceano Atlântico, o Funchal chegou a ser saqueado por corsários huguenotes. Quase de imediato, procedeu-se à instalação na cidade de um colégio dos Jesuítas e a uma larga campanha de obras de defesa, com a construção de muralhas e de fortalezas. Antes da união ibérica, já ponderavam na corte de Lisboa vários madeirenses nos mais altos cargos e, nos finais do século, a ilha reciclava a produção açucareira para a vinícola, já sendo o vinho da Madeira mencionado em Londres, em várias das peças de William Shakespeare”, refere um comunicado alusivo ao lançamento do livro, distribuído à comunicação social. 

A actividade da Imprensa Académica, por outro lado, pretende, declaradamente, “fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes da UMa, divulgar os trabalhos produzidos pelos membros da nossa Universidade e aproximar o leitor do conhecimento científico que não pode ficar restrito a um círculo próximo do ensino universitário”.

Aliado a este propósito objectivou-se dedicar este projecto à angariação de receitas para o apoio social aos estudantes da UMa. ^”Acreditamos que a produção e a venda de livros é um trabalho moroso, mas sabemos que é o caminho certo para o sucesso académico da nossa Comunidade Académica”, refere a organização.

Em 2013 foram lançadas as obras “Colégio dos Jesuítas do Funchal- Memória Histórica” e “História do Funchal”, da autoria de Rui Carita, em 2014, foram lançadas as obras “A Companhia de Jesus na Madeira – A História de um Monumento”, “The Society of Jesus in Madeira – The History of a Monument”, “Max – O Irrequieto e Genial Artista”, “À Descoberta da História da Diocese Global” e “História da Madeira – Volume 1” e, em 2015, “O Século XIX na Madeira – Política, Economia e Migração” e “Cabral do Nascimento: Escrever o mundo por detrás de um monóculo e a partir de um farol”.

Rui Carita

Rui Carita é professor catedrático de Arte e Design da Universidade da Madeira, onde exerceu funções de vice-reitor e pró-reitor para a área de projetos científicos. Foi professor convidado da Universidade de Pisa, em Itália, e assessor para a recuperação de património na Universidade de Santa Catarina, no Brasil. Em 2013 editou, em parceria com a Associação Académica da Universidade da Madeira, a obra Colégio dos Jesuítas – Memória Histórica, o que constitui o primeiro passo para a abertura do antigo Colégio dos Jesuítas do Funchal ao público. Em 2012 foi convidado a integrar um projecto similar, no sultanato de Sarjah, nos Emirados Árabes Unidos, que envolveu trabalhos de arqueologia nas antigas fortalezas portuguesas do Golfo da Arábia. Tem orientado teses de mestrado e de doutoramento em universidades portuguesas, italianas, espanholas e marroquinas, onde também tem integrado júris, especialmente nas áreas do Património Edificado, da Arquitectura e Urbanismo, da Arqueologia e das Artes Decorativas. É autor de cerca de 50 livros e 200 catálogos, além de roteiros de comunicações editados em várias línguas. Em 2010, foi editado o seu Roteiro Republicano, referente à Madeira e, em 2008, vários trabalhos sobre a história da cidade do Funchal, pela comissão Funchal 500 anos, responsável pelas celebrações do 5.º centenário da elevação do Funchal a cidade, e pelos CTT – Correios de Portugal.