Liceu preocupado com a saúde dos alunos divulga resultados do ano lectivo 2014/2015

Capas-Liceu-ambiente geral

|AF| – Pode clicar nos esquemas para fazer zoom de modo a facilitar a leitura dos gráficos!

A Escola Secundária Jaime Moniz através da equipa da Prevenção dos Comportamentos de Risco e Promoção da Saúde,,  realizou no ano lectivo 2014/2015, várias actividades na área da saúde como:

-a sensibilização a todos os alunos do 10º ano das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência através da colaboração dos técnicos da consulta do adolescente que funciona no centro de Saúde do Bom Jesus;

-o alertar os alunos do 12º ano dos cursos profissionais e CEF para os cuidados que devem ter na entrada no mercado de trabalho, em especial no estrangeiro, através da colaboração do Dr. José Felisberto Almeida, antigo director do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras;

-demonstração da importância dos animais de estimação na saúde mental das pessoas;

-a avaliação de um conjunto de parâmetros individuais, os quais determinam índices de risco para a saúde. Pretende-se com esta avaliação contribuir com a informação para que os alunos possam compreender e situar-se em função das referências preconizadas para os diferentes itens de análise, advindo daí uma melhor consciencialização de quais os comportamentos e hábitos de vida saudável que realizam e os que podem melhorar ou alterar, tendo por lema “Hábitos de vida saudável – Alimentação e exercício físico”;

Os parâmetros individuais analisados são: peso, altura, Índice de massa corporal, perímetro abdominal,pressão arterial e percentagem de massa gorda.

O universo de alunos avaliados foi de 1578 alunos, sendo 844 (53,49%) do sexo feminino e 734 (46,51%) do sexo masculino. A a faixa etária onde se situa a grande maioria dos alunos avaliados, 1316 (83,4%) está compreendida entre os 15 e 17 anos.

numero-alunos

numero-alunos-idade

numero-alunos-sex

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método simples para se determinar o grau de obesidade de um indivíduo. O valor obtido permite confirmar se a relação entre peso e altura do indivíduo está adequada. O cálculo do IMC é efetuado pela divisão da massa corporal (em quilogramas) pela estatura (em metros) elevada ao quadrado.

De acordo com a tabela de referência para estes escalões etários, foram considerados quatro níveis de análise, um abaixo (magreza) da que que é considerada a zona ótima de referencia (Zona saudável) e onde se pretende que todos os alunos estejam incluídos e duas zonas acima deste patamar, “Necessita melhorar” e “Risco para a saúde”.

Os resultados obtidos foram os seguintes: na zona considerada “magreza” estão incluídos 351 alunos (22,24%) sendo 195 alunos do sexo feminino e 156 alunos do sexo masculino; na “zona saudável” foram avaliados 913 alunos (57,86 %) sendo 530 alunos do sexo feminino e 383 alunos do sexo masculino; na zona “necessita melhorar” registaram-se 193 alunos (12,23 %) sendo 79 alunos do sexo feminino e 114 alunos do sexo masculino; na zona “risco para a saúde” foram considerados 110 alunos (6,97%) sendo 36 alunos do sexo feminino e 74 alunos do sexo masculino.

imc

imc-escolaridade

imc-feminino

imc-masculino

No que toca aos dados do perímetro abdominal, define-se como a medição em torno do tronco, ao nível do plano horizontal das duas cristas ilíacas e próximo da cicatriz umbilical.

De acordo com as referências bibliográficas para estes escalões etários, foram consideradas duas zonas, a “zona saudável” zona ótima de referência e “necessita melhorar”, estando incluídos nesta última caracterização todos os resultados fora das referências de zona saudável.

Os resultados obtidos foram os seguintes na “zona saudável” foram avaliados 1510 alunos (95,69%) sendo 806 alunos do sexo feminino e 704 alunos do sexo masculino; na zona “necessita melhorar” registaram-se 65 alunos (4,12 %) sendo 37 alunos do sexo feminino e 28 alunos do sexo masculino.

p-abdominal p-abdominal-escolaridade p-abdominal-feminino p-abdominal-masculino

No que toca à pressão arterial pretende-se aferir a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Quando o coração se contrai, expulsa o sangue do seu interior em direção aos vasos sanguíneos; (Sístole/Máxima). Quando relaxa, volta a encher-se de sangue; (Diástole/Mínima).

De acordo com as referências para este item de avaliação foram considerados quatro níveis de análise, a zona ótima e de referência (normal) e onde se pretende que todos os alunos estejam incluídos e três zonas acima deste patamar, “pré-hipertenso”, “hipertenso; estádio 1” e “hipertenso estádio 2”.

Os resultados obtidos foram os seguintes: na “zona saudável” foram registados 279 alunos (17,68 %) sendo 213 alunos do sexo feminino e 66 alunos do sexo masculino; na zona “pré-hipertenso” registaram-se 856 alunos (54,24 %) sendo 476 alunos do sexo feminino e 380 alunos do sexo masculino; na zona “hipertenso – Estádio 1” foram considerados 390 alunos (24,71 %) sendo 137 alunos do sexo feminino e 253 alunos do sexo masculino; na zona “hipertenso – Estádio 2” foram considerados 48 alunos (3,04 %) sendo 13 alunos do sexo feminino e 35 alunos do sexo masculino.

pressao-arterial pressao-arterial-escolaridade pressao-arterial-feminino pressao-arterial-masculino

Quanto à massa gorda, “a percentagem de massa gorda é o resultado, em termos percentuais, do peso de um indivíduo depois de retirada a massa magra (conjunto de todas as massas não gordas, como os músculos, os ossos, os órgãos, etc.). A composição corporal é uma variável dependente da idade e do sexo. A determinação da percentagem de massa gorda foi realizada utilizando um equipamento de bio impedância.

De acordo com a tabela de referência, foram considerados quatro níveis de análise, um abaixo (magreza) da que que é considerada a zona ótima de referencia (Zona saudável) e onde se pretende que todos os alunos estejam incluídos e duas zonas acima deste patamar, “necessita melhorar” e “Risco para a saúde”.

Os resultados obtidos foram os seguintes: na zona considerada “magreza” estão incluídos 83 alunos (5,26%), sendo 38 alunos do sexo feminino e 45 alunos do sexo masculino; na “zona saudável” foram avaliados 1208 alunos (76,55 %) sendo 660 alunos do sexo feminino e 548 alunos do sexo masculino; na zona “necessita melhorar” registaram-se 133 alunos (12,23 %) sendo 57 alunos do sexo feminino e 76 alunos do sexo masculino; na zona “risco para a saúde” foram considerados 152 alunos (9,63 %) sendo 87 alunos do sexo feminino e 65 alunos do sexo masculino.

massa-gorda massa-gorda-escolaridade massa-gorda-feminino massa-gorda-masculino

Seguidamente e em modo de conclusão podemos verificar o total de alunos que apresentam todos os parâmetros na zona saudável  e os alunos que apresentam um, dois, três ou quatro parâmetros fora da zona saudável tendo em conta a sua distribuição por escolaridade e sexo.

fora-zona-saudavel fora-zona-saudavel-escolaridade fora-zona-saudavel-feminino fora-zona-saudavel-masculino

A análise dos dados do estudo em causa foi feita de modo descritivo, o que apenas permite que as conclusões sejam válidas para os alunos em causa, não sendo possível generalizar para todos os alunos da Escola Secundária Jaime Moniz. A todos os alunos que apresentavam valores fora da zona saudável foi feita uma segunda medição que confirmou a primeira. A equipa de trabalho pretende seguir os alunos em causa, de modo a medir o evoluir da situação ao longo dos três anos que os alunos frequentam na escola.