Personalidades associam-se a evento solidário ‘Unidos’

quadro
O quadro realizado por Luz Henriques e José Júlio reverte para a associação ‘Acreditar’. O valor base de licitação é de 400 euros. As ofertas podem ser feitas directamente para a ‘Acreditar’.

Raquel Lombardi, a madeirense paciente de cancro de mama que resolveu dar a cara em público pela consciencialização para esta doença e pela angariação de verba para a Liga Portuguesa contra o Cancro e outras instituições de cariz solidário, não pára. Desta feita, ela e os seus amigos estão a programar um novo evento de solidariedade social, intitulado ‘Unidos’.

O mesmo consiste na realização de uma pintura a quatro mãos, entre a artista plástica Luz Henriques e um seu convidado. As telas serão depois leiloadas, revertendo a receita a favor de instituições da Região.

Para a realização deste acontecimento, e principalmente no recurso a materiais para a criação das pinturas, Raquel Lombardi buscou patrocínios particulares e de entidades oficiais.

No âmbito deste projecto deverão ser beneficiadas oito associações solidárias da RAM, nas mais diversas áreas.

pintor italiano
O pintor italiano Giuliano Giuggioli também se associou ao evento

Os quadros realizados serão expostos em vários pontos da cidade, no sentido da população tomar conhecimento das obras e contribuir para as instituições. A base de licitação de cada tela é de 400 euros. Os interessados fazem as suas ofertas para as associações. Para além de ajudar, adquirem uma obra artística. Depois ainda podem receber das instituições o documento da quantia que dispenderam e podem abater no IRS.

O projecto arrancou já no passado dia 19 de Novembro, com uma pintura a quatro mãos de Luz Henriques e do escultor José Júlio, realizado no atelier da artista. Estas pinturas ao vivo podem ser assistidas pelo público em geral, informa Raquel Lombardi.

A supracitada tela reverterá a favor da Associação Acreditar, que auxilia crianças com cancro e os seus familiares.

Outra pintura ao vivo está já agendada para o dia 7 de Dezembro, para ser executada entre as 18 e as 20 h, na junta de freguesia de São Martinho, no Funchal. O convidado é o seu presidente, Duarte Caldeira Ferreira. A associação beneficiada é a ‘Olho-te’ , que tem realizado um trabalho louvável no no bairro da Nazaré, realça Raquel Lombardi.,

Raquel Lombardi quer mostrar que se pode falar de cancro sem medos. É a organizadora deste concerto.
Raquel Lombardi quer mostrar que se pode falar de cancro sem medos. É a organizadora destes eventos solidários.

Outros convidados como o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafofo, e a eurodeputada Liliana Rodrigues aceitaram já o desafio para a realização de outras telas para outras instituições escolhidas, entre as quais a CASA, a Associação de Paralisia Cerebral, a Animad e o SANAS. Outras ainda estão por confirmar.

Estas telas, depois de pintadas ao vivo, serão analisadas e eventualmente melhoradas por Luz Henriques e pelo artista plástico italiano Giuliano Giuggioli, que deslocar-se-á a ilha da Madeira para este fim, garante Raquel Lombardi.  Este artista plástico com uma carreira internacional com exposições no Japão, Suiça,Itália e França interessou-se pelo projecto e prontificou-se a participar. As telas serão elaboradas até ao dia 31 de Janeiro.

Cafôfo
Paulo Cafôfo é outra personalidade que se juntou a esta iniciativa de Raquel Lombardi e seus amigos

Para tal estão já acertados concertos solidário, o concerto solidário ‘Unidos’ em Machico, no dia 23 de Janeiro pelas 21 h no Fórum Machico.

Este evento reunirá prestigiados músicos nacionais e internacionais, o que já vem caracterizando os eventos realizados até agora por Raquel Lombardi e os seus amigos. Neste concerto haverá pintura ao vivo, por Luz Henriques o supracitado artista italiano. No concerto participam os músicos Stefanie Kiek (Suiça), Stefan Hathaki (Roménia) Luciano Lombardi, André Silva, e um artista convidado que vem da Itália  o pianista Gianni Bertocchini.

No dia 30 de Janeiro será o encerramento do evento com o concerto solidário ‘Unidos’ no Funchal, em local a designar,com um programa musical que contará com a participação especial da fadista Rosa Madeira e a cantora Sofia Relva

A este concerto virá assistir o médico Fernando Fernandes que está a tratar Raquel Lombardi e que já protagonizou várias conferências no Funchal sobre o cancro da mama.

“Já lá vão 9 meses de luta contra o cancro da mama e espero lutar sempre pela vida e intervir na sensibilização da população para a prevenção da doença e ser um testemunho de força e esperança para pessoas na mesma situação”, refere a nossa interlocutora.

O Club Sport Marítimo juntou-se à causa de Raquel, apoiando e participando nos eventos, refere.

Neste sentido, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira também participará numa pintura a quatro mãos com Luz Henriques.