Workshop “Natal Saudável” em parceria com Museu Frederico de Freitas

(*Com LC) Fotos: Funchal Notícias e Casa- Museu Frederico de Freitas

Workshop Natalia1

Natália Rodrigues Porto voltou à Madeira para mais um workshop de comida saudável no espaço de restauração Mania da Cozinha. Desta vez, o tema do workshop foi “Natal Saudável” e teve como menu as seguintes iguarias: Batata doce e legumes no forno com alecrim, Trouxinhas de grão com bacalhau e salsa, Salada rica com vegetais crus e abacate com molho de iogurte, Bolo de chocolate com arome de gengibre, Pão rainha e Mousse de frutos silvestres. A professora do Instituto Macrobiótico de Portugal pretendeu mostrar que se pode comer bem nos dias festivos de maneira equilibrada e mais saudável. O Funchal Notícias provou e aprovou as iguarias e publica aqui uma das receitas simples de confeccionar:

Workshop legumes

Legumes no forno

Coloque num tabuleiro uma camada de cebola e por cima os legumes (cenoura, curgete, abóbora, cogumelos, etc) cortados em pedaços, assim como a batata doce. Podemos fazer também com castanhas. Tempere com azeite, sal, molho de soja, vinho doce e alecrim por cima. Leve ao forno apenas com um pouco de água, aproximadamente 30 minutos. Mexa a meio da cozedura  e verifique o volume do líquido, de modo a que os legumes não se peguem ao tabuleiro.

Workshop prato principal

Este Workshop, com o preço de 35 euros, teve duas vertentes. A primeira, no dia 19 de Novembro, foi a confeção e degustação do menu acima referido com as orientações de Natália Porto.A segunda aconteceu no dia 21 de Novembro, sábado de manhã, na Casa- Museu Frederico de Freitas.

Workshop sobremesas2

Neste museu, as pessoas inscritas tiveram a oportunidade de assistir a uma visita temática guiada, “As energias da cerâmica”, pela Dra Margarida Freitas, formada em História, seguida de uma aula/demonstração de Qi Gong dada pela formadora Clara Ferreira, formada na Universidade de Medicina Chinesa Dr. Pedro Choy. Qi Gong, considerado como a “Arte da Longevidade” faz parte da cultura e da medicina tradicional chinesa, sendo esta prática adotada não só na China, mas em todo o mundo, como um sistema de recuperação e manutenção de saúde.

Museu bule chinês

Por sua vez, a visita temática na Casa-Museu Frederico de Freitas também encantou os participantes não só pela simpatia das responsáveis, mas também porque muitos madeirenses não fazem ideia da beleza e riqueza histórica das peças que podem ser apreciadas neste espaço. Como o Workshop esteve relacionado com comida, também foi incorporada no final uma visita à cozinha.

Museu cozinha

De referir também que Natália Porto estará de volta à Madeira no próximo ano em Março para mais um workshop e que a Casa- Museu Frederico de Freitas prepara visitas temáticas para grupos, com o mínimo de seis pessoas. Este belo espaço terá neste Natal, como de costume, os presépios e a mesa ornamentada de acordo com a época natalícia,  que podem ser visitados de terça a sábado entre as 10.00 e as 17.30.

Museu azulejo

Relativamente ao Gi Gong com Clara Ferreira, poderá ser praticado às quartas feiras no local Novo Olhar.

Podemos dizer que foi um workshop que fez bem ao corpo e à alma.

Gi gong1