Madeira “altamente” na receção a Cavaco

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

A visita do Presidente da República teve o mérito de colocar a Madeira nos píncaros da agenda política e noticiosa nacional. Mas não só. Foi motivo para fixar também um olhar mais atento a particularidades que, pela sua distância ou altura, costumam passar despercebidas.

Falamos concretamente do mastro de bandeira do Palácio de São Lourenço que por estes dias mereceu trabalhos de manutenção, a fim de poder desempenhar da melhor forma a sua função. A operação teve o seu quê de complexidade, obrigando até à utilização de grua.

O corajoso técnico de serviço tudo terá feito para garantir uma Madeira “altamente”, ou seja, que não falha nos momentos mais solenes, sobretudo na presença do Chefe de Estado.

O cuidado é de louvar, mas não deve limitar-se ao mastro do Palácio nem às visitas de altas individualidades. Outros assuntos, bem mais terra à terra e de grande impacto na vida das populações, merecem igual empenho. E, em certos casos, não é preciso subir muito. Basta ficar a meia encosta para relembrar o estado degradado em que se encontra, por exemplo, o Hospital dos Marmeleiros.