Como praticar uma alimentação saudável

wpid-natália-rodrigues-porto-professora-do-instituto-macrobiótico.jpg.jpeg

Natália Rodrigues Porto, Professora do Instituto Macrobiótico de Portugal (texto)

“Nem só de pão vive o homem”
Podemos considerar também uma espécie de “alimentos”: ar, água e tudo o que costumamos pensar e sentir.
Com um pensamento podemos alterar a respiração, e com uma respiração podemos modificar um sentimento.
“Somos o que comemos” e somos também o que bebemos, o que respiramos, o que sentimos e pensamos.
Podemos comer para nos alimentar, e podemos desenvolver a consciência sobre os efeitos das nossas escolhas para a saúde do nosso corpo.
Há regras simples que todos podemos seguir:

• Comer pouco
É fundamental deixar sempre um espaço no estômago, ter a sensação de que podíamos comer mais um pouco, mas opamos por não o fazer. Isto faz com que a digestão seja mais fácil e o desgaste energético despendido pelo nosso corpo menor. Esta postura aplica-se também ao desempenho das nossas funções. Devemos trabalhar sem criar exaustões. O preço das coisas que fazemos com exagero é também ele “sempre” exagerado.

• Consuma cereais integrais
Os cereais integrais (arroz, milet, aveia, cevada, quinoa, bulgur) são ricos em fibras e minerais essenciais ao seu corpo. Precisam de mais tempo de cozedura e melhor mastigação mas contribuem para um equilibrado funcionamento do intestino e com isso garantimos um equilibro geral do nosso corpo.

• Consuma vegetais
Todos os dias. Os vegetais contêm fibras essenciais ao bom funcionamento do sistema digestivo, e são fortes elementos antioxidantes. Para que as suas propriedades são mantidas, cozinhe os vegetais verdes em água a ferver não mais de 5minutos.

Alimentação-Macrobiótica-3

• Cozinhe as suas refeições
Sempre que possa cozinhe para si, saberá efetivamente o que a refeição contém. A comida que os outros nos dão é também parte delas, e nem todas as energias são uma positiva combinação.
• Tenha cuidado com o excesso de temperos
Tudo o que é demais, não nos aumenta, antes nos diminui. Escolha sal marinho e doseie a sua quantidade. A comida tem de saber a ela própria. O sal realça o sabor dos alimentos, mas em excesso pode causar desequilíbrios.

• Evite o açúcar refinado (e ainda mais o que diz ser light). Duvide de todos os alimentos que não se “degradam”. O açúcar refinado torna o sangue mais ácido o que provoca a perda de minerais.

• Evite beber líquidos durante as refeições
Porque diminuem a ação dos sucos gástricos responsáveis pela digestão.

• Consuma feijões
Recupere a sua grande influência nas nossas tradições. Delicie-se com as suas sopas e outras preparações, e enriqueça com este alimento as suas refeições.

• Mastigue muito bem e sente-se para comer.
Cozinhar e sentar para comer, nunca fazem parte do tempo a que chamamos perder. Evite que seja a doença a recordar-lhe o valor da saúde.

• Consuma algas
As algas são os vegetais do mar, são ricas em minerais e ajudam a desintoxicar o sangue e a linfa.

• Evite consumir alimentos “pesados” na refeição da noite, e deite-se apenas 3h depois de consumir a refeição.
Deste modo garante uma melhor digestão e absorção dos nutrientes.

• Tente ser grato a tudo. E respire profundamente algumas vezes durante o dia. Beba água e ouça os seus pensamentos. E nunca se esqueça de que eles também são alimentos. Se forem pesados, seguramente que isso o vai prejudicar. Se forem felizes, todo o corpo irá vibrar.

• Somos feitos de água, e ao pó vamos tornar. Brinde a sua vida com a maior simplicidade que for capaz de sentir. Porque é tudo muito rápido e fugaz, e ninguém sabe como será a seguir.