Curiosidades históricas: o Manuscrito Voynich

Tomás Ornelas  (texto) 

Os tempos atuais, do mediatismo e do peso esmagador da imagem, têm vindo a relegar para um segundo plano a história e, particularmente, as curiosidades históricas que remontam a épocas muito antigas. O FN inicia hoje a publicação de algumas dessas curiosidades milenares que não deixam de ter a sua pertinência neste mundo globalizado.

Começamos por falar hoje do Manuscrito Voynich. Trata-se de um manuscrito composto por 240 páginas, que data do século XV e XVI, escrito numa língua desconhecida e o seu nome resulta da história da sua aquisição, em 1912, por Wilfrid Voynich, um colecionador e vendedor de livros antigos.

Este manuscrito, que ao longo da sua história esteve na posse de inúmeros donos, dos quais o imperador Rudolfo II do Sacro Império Romano-Germânico, permanece até hoje indecifrável, tendo algumas das mentes mais brilhantes da história fracassado na sua análise, incluindo Charles Darwin e Charles Dickens.

Apresenta-se composto em 5 diferentes partes:

  • Botânica

Nesta primeira secção, inclui diagramas detalhados de 113 espécies de plantas, todas elas desconhecidas do nosso planeta até hoje. E nós que até achamos que já conhecemos e sabemos tudo no mundo atual…

tomas 1

  • Astronomia e Astrologia

Esta parte não deixa de ser curiosa e fascinante pelos enigmas que encerra. Nela estão inseridos estranhos círculos relativos ao universo e aos signos do zodíaco.

tomas 2

  • Biologia

Uma seção reservada a desenhos, algo realísticos, de mulheres de corpo nu, na sua maioria emergidas em líquidos ou fechadas em cápsulas ou tubos conectores.Um convite a decifrar os múltiplos significados que encerra.

Tomas 4

  • Sequências Cosmológicas

Estamos perante um outro capítulo formado por 6 páginas, que constituem o que se pode dizer como uma sequência, ou puzzle, que surge com uma junção das mesmas, como visto na imagem.

cosmo

. Farmacêutica

Esta última parte de imagens inclui um conjunto, daquilo que os especialistas dizem ser ervas medicinais, com cerca de 100 espécimes retratadas, muitas das quais encobertas em vasos de cores azul, vermelho ou verde.

tomas 5

 

  • Mais Texto

Esta última secção, inclui apenas texto, com possíveis receitas relativamente ao anterior tópico abordado.

tomás 6

 

Este manuscrito permanece assim, até aos dias de hoje, como o mais misterioso da história humana, sendo o seu autor de origem desconhecida, suscitando até dúvidas sobre a sua produção na Terra.

Atualmente, mantém-se na posse da Biblioteca de Beinecke, pertencente à Universidade de Yale, nos Estados Unidos da América.