Dia Mundial da Alimentação: como poupar 522 euros no pequeno almoço?

saladasSegundo uma informação veiculada hoje pelo IASAUDE, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação que se comemora a 16 de outubro, tomar o pequeno-almoço fora de casa, em cafés ou confeitarias é uma opção que acarreta custos significativamente superiores e pode também ser sinónimo de um pequeno-almoço pouco equilibrado.

“Um simples cálculo pode demonstrar como é possível poupar: “Se optar por fazer a refeição do pequeno-almoço em casa pode poupar cerca de 43,5€ num mês e 522€ ao fim do ano!

Pode ainda substituir o pão branco por pão de mistura ou integral e adicionar uma peça de fruta, que valoriza muito a qualidade nutricional desta refeição com custos adicionais relativamente baixos. Para saber mais sobre como comer saudável e poupar, consulte o site que criámos para si- http://www.alimentacaointeligente.dgs.pt/index.html – , e apenas dedicado a este tema”.

Quais são os 5 conceitos-chave?

De uma forma simples e prática selecionámos 5 conceitos chave que deve ter em consideração para o planeamento de uma alimentação saudável e ao mesmo tempo económica.

1 – Evite comprar “lixo alimentar”.
2 – Um pequeno-almoço barato e bom.
3 – Alimentação económica e com qualidade na escola.
4 – Sopa a solução mais versátil em tempos de crise.
5 – Dieta Mediterrânica como uma solução de poupança.

Como planear?

 Antes de comprar

 

• Faça uma lista organizada de compras, tendo em consideração os alimentos que ainda tem disponíveis na “despensa de casa”.

• Verifique nos folhetos de “supermercado” as promoções existentes.

• Guarde os cupões promocionais para os alimentos que planeou comprar e certifique-se se de facto estes cupões trazem vantagens económicas. Muitas vezes os produtos de “marca branca” conferem mais vantagens económicas comparativamente a estes cupões promocionais.

• Antes de ir às compras faça uma pequena refeição. Se for a um “supermercado” com fome é provável que compre alimentos que não precisa.

Quando está a comprar

• Verifique e cumpra a sua lista de compras – Compre apenas o que precisa.

• Compare os preços de produtos semelhantes.

• Consulte o rótulo nutricional e verifique o prazo de validade dos produtos alimentares.

• Experimente produtos de Marca Branca/Marca Própria. São também saudáveis e possuem um menor custo.

• Dê preferência aos frescos em vez dos processados – os alimentos frescos são uma mais valia nutricional.

• Tenha atenção ao custo acrescido dos alimentos pré-preparados, às refeições prontas e aos hortícolas congelados.

• Na escolha de fruta e hortícolas prefira sempre os da época, são mais económicos e nutricionalmente mais ricos.

• Não desperdice – Na compra de alimentos perecíveis devemos pensar na quantidade exata que necessitamos.

• Esteja atento às promoções existentes no local de compra de alimentos.

• Aproveite as promoções e compre em maior quantidade, particularmente para os produtos secos (arroz, massa, azeite, leite) e congelados, considerando o espaço que tem disponível para armazenar.

• Procure informação sobre serviço de entrega ao domicílio.

Depois de comprar

• Armazene de imediato os alimentos de modo a conservar a sua frescura/qualidade.
• Divida os alimentos em porções em função das refeições planeadas de modo a evitar o desperdício.
• Use primeiro os alimentos com os prazos de validade mais curtos.

Como conservar?

Uma adequada conservação dos alimentos deve ter início logo no momento da compra. Ao colocar as suas compras nos sacos lembre-se que os sólidos e/ou os de maior peso devem ficar no fundo e os mais frágeis à superfície. Para os produtos refrigerados e congelados, idealmente, deviam ser transportados em sacos térmicos de modo a manter a temperatura até chegar a casa.

Tenha sempre em atenção o modo de conservação indicado na embalagem, bem como o prazo de conservação depois de aberta. Em casa, não se esqueça que os alimentos que necessitam de conservação no congelador ou no frigorífico são os primeiros a ser armazenados.

Os restantes géneros alimentícios, que não necessitam de conservação no frio, devem ser armazenados na despensa , sendo este um local que deve ser fresco, seco e sem exposição solar. É importante ter a sua despensa organizada, estando os alimentos agrupados por famílias (ex: bebidas, conservas, batatas/cebolas, arroz/massa, leite…)

As conservas ou enlatados, depois de abertos, se não forem utilizados na sua totalidade devem ser armazenados no frigorífico. No entanto, o seu conteúdo deve ser retirado da embalagem de origem e colocado num recipiente adequado antes de colocar no frigorífico.

alimentação saudável

Quem são as instituições promotoras?

Direção – Geral da Saúde

A DGS tem por missão, regulamentar, orientar e coordenar as atividades de promoção da saúde e prevenção da doença, definir as condições técnicas para adequada prestação de cuidados de saúde, planear e programar a política nacional para a qualidade no sistema de saúde, bem como assegurar a elaboração e execução do Plano Nacional de Saúde e, ainda, a coordenação das relações internacionais do Ministério da Saúde.

O Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) é um dos programas prioritários da DGS e tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica dos alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável.

www.alimentacaosaudavel.dgs.pt

Edenred Portugal

A Edenred Portugal, filial do grupo francês Edenred, tem como missão desde 1984, criar e implementar soluções para empresas e autoridades públicas que permitem entregar aos seus beneficiários fundos alocados a fins específicos, com impacto direto no poder de compra dedicado.

 

De entre o vasto conjunto de títulos de serviço pré-pagos, que têm como principais consequências a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias bem como a eficiência das empresas, destaca-se como principal solução o título de refeição Euroticket®.

 

Esta solução permite garantir que os fundos alocados pelas empresas sejam eficazmente utilizados para os fins a que se destinam, levando a uma melhoria substancial da alimentação de todos aqueles que beneficiam desta solução.

www.edenred.pt

Programa Food

O Programa FOOD centra-se na promoção de boas práticas e hábitos alimentares, nomeadamente durante o dia de trabalho. Esta iniciativa surge para dar resposta a um problema público de saúde e tem dois objetivos principais: educar os trabalhadores para os ajudar a fazerem as melhores escolhas nutricionais e melhorar a qualidade nutricional através da promoção das boas práticas alimentares.

O Programa FOOD (Fighting Obesity through Offer and Demand – Luta contra a Obesidade através da Oferta e da Procura) é uma iniciativa lançada pelo Grupo Edenred na Europa. A Edenred Portugal integrou este Programa desde o início de 2012 e para o efeito, estabeleceu uma parceria com a Direção-Geral da Saúde, que integrou a iniciativa através do PNPAS.

Tendo a Edenred Portugal e a DGS objetivos e visões semelhantes quanto ao desejo de melhorar a qualidade da alimentação a nível nacional, estas duas entidades decidiram abraçar o programa FOOD com o intuito de criar ferramentas que atinjam esses mesmos objetivos”.

 

Nota: estes dados foram extraídos do site IASAUDE/Madeira