Ribeiro polui praia do Gavinas junto a Estação de Biologia Marinha

ribeiro gavinas

Não são novidade os episódios de contaminação em zonas balneares, mas continua a surpreender a forma como algumas destas descargas acontecem, à luz do dia e em zonas à primeira vista insuspeitas.

É o que acontece na praia do Gavinas, paredes meias com a área turística mais concorrida do Funchal e com a Estação de Biologia Marinha.

Um ribeiro continua a despejar continuamente água turva e mal cheirosa no calhau junto à promenade, bem próximo de hotéis e restaurantes. Nestes últimos dias eram já poucos os banhistas, o que não poderá servir de desculpa para o esmorecer da fiscalização ambiental.

gavina esgoto

Não conseguimos saber a origem de tal descarga nem se os problemas na qualidade da água poderão ser imputados aos grandes empreendimentos turísticos da zona.

A verdade é que a biodiversidade marinha e a segurança dos banhistas exigem medidas concretas e céleres por parte das autoridades competentes. Atuar proactivamente, como preconizou recentemente a secretária regional do Ambiente no lançamento da campanha “Abraça o mar que te abraça”, não poderá ficar apenas no plano dos spots publicitários.