Hotel de charme inaugurado nos Açores com a marca de Nini Andrade Silva

nini açores 3
Imagens do Hotel em Ponta Delgada. Fotos de Nickolas Bayntun.

Os Açores passam a dispor de uma nova unidade hoteleira de requinte com marca da designer de interiores madeirense, Nini Andrade Silva.

Segundo dados facultados ao FN por Nini,o Hotel Casa Hintze Ribeiro, é um hotel de charme, localizado na ilha de São Miguel, numa das principais artérias do centro histórico da cidade de Ponta Delgada.

Inspirado em algumas das mais proeminentes figuras da história micaelense, esta unidade hoteleira, presta uma sincera homenagem à cultura, sociedade e património da região.

O nome do político açoriano Hintze Ribeiro, que nasceu na cidade de Ponta Delgada  a 7 de Novembro de 1849, assume especial destaque, uma vez que este hotel surge precisamente na rua onde Hintze Ribeiro nasceu,  tendo a mesma, por este facto, passado a designar-se “Rua Hintze Ribeiro”. Figura de grande relevo na vida política açoriana e portuguesa, Ernesto Hintze Ribeiro, foi um político dominante da fase final da Monarquia Constitucional. Foi um distinto parlamentar, procurador-geral da Coroa, ministro das obras públicas, finanças e negócios estrangeiros. Por três vezes, assumiu o cargo de Presidente do Conselho (equivalente hoje ao lugar de primeiro ministro). A ele se devem importantes reformas para a região das quais se destaca as autonomias insulares (1895) que enquadraram o regime de autonomia constitucional dos Açores.

Outros nomes da sociedade micaelense assumem particular relevo  nesta unidade de charme, já que pelos diferentes alojamentos do hotel, o grande poeta e escritor Antero de Quental e a poetiza Natália Correia, ambos nascidos na cidade de Ponta Delgada, vão-nos brindando  com alguns dos seus poemas mais  belos, conferindo ao espaço uma mais valia emocional que nos eleva para outras dimensões.

nini açores 1As características principais da natureza açoriana fazem também parte do conceito desenvolvido ao nível dos  interiores deste hotel, com destaque para o verde aveludado das pastagens açorianas, mantido e cuidado por uma chuva fátua, tão constante nos Açores, que confere a estas ilhas uma paisagem de beleza natural única.

Finalmente, o Hotel Casa Hintze Ribeiro,“espelho” fiel da alma açoriana, não podia deixar de realçar as cores simbólicas dos Açores: o azul e o branco, que dão colorido a vários detalhes e pormenores espalhados por toda a unidade, valorizando também a azulejaria tradicional açoriana, presente em vários recantos exclusivos existentes neste hotel muito singular, personalizado  e  único.

nini açoresDesign de interiores 

O Hotel Casa Hintze Ribeiro nasce de um edifício construído de raiz, mantendo a mesma traça e valorizando a fachada do  edifício onde outrora se localizaram os Armazéns Domingos Dias Machado.

O projecto de interiores é da responsabilidade da S+A, Interior Design by Nini Andrade Silva, reconhecida e premiada internacionalmente pelas suas obras surpreendentes que contam verdadeiras “histórias”, criadas a partir das experiências, vivências e emoções que cada local lhe oferece. A singularidade da obra da designer, transmite sensações únicas, convidando os visitantes a sentir o local,  a região em que o espaço se insere e dando a conhecer a sua história e essência, em ambientes únicos de “magia”, com alma.

Sobre o novo imóvel e a sua obra, Nini testemunha:”Numa comunhão entre a herança cultural e o presente, este hotel prima pela forma como funde o design contemporâneo com pormenores arquitetónicos alusivos à genuinidade da cultura e património açoriano.

Sinto que este hotel é parte de mim, pelos laços estabelecidos e pelo sentimentos provocados que serão visíveis aos olhos de cada hóspede em pormenores de inspiração e detalhe único. Num traço comum a toda a obra, procurei enfatizar formas, cores, e materiais em sintonia com a minha fonte de inspiração, conferindo a todo o projecto uma uniformidade constante, no qual o bem-estar, o equilíbrio e um elevado padrão de funcionalidade são elementos privilegiados”.

NINI PRINCIPALO trabalho de Nini

Nini Andrade Silva, considerada uma das melhores Designers de Interiores do mundo, é natural da Madeira e é a mente criativa por detrás de múltiplos hotéis, contando já com uma impressionante obra em Portugal e além fronteiras. O seu trabalho é presença assídua em prestigiadas publicações em todo o mundo, tais como o New York Times, Financial Times, El Pais, Wallpaper, Condé Nast Travel, Harrods Magazine, Andrew Martin Guide entre tantas outras.

Paralelamente ao seu trabalho, Nini é criadora de linhas de mobiliário de interior e exterior e, da versatilidade da sua obra, destaca-se ainda a sua grande paixão pela pintura, estando esta presente em importantes coleções de arte contemporânea mundiais e em museus de prestigio internacional. Aliada à sua pintura, Nini emprestou o nome pelo qual se viria a tornar reconhecida – Garouta do Calhau, à Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal , uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que nasceu da necessidade de responder às situações problemáticas subjacentes à existência de grupos sociais vulneráveis. Garouta do Calhau é um nome ligado às reminiscências da designer e pelo qual era designadas as crianças mais desfavorecidas que brincavam nas praias de calhau da Madeira.

A 10 de Junho de 2011, no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi Condecorada pelo Estado Português com o Grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelos serviços relevantes prestados a Portugal, no País e no estrangeiro.

 

nini açores 6Hotel com 22 apartamentos

O Hotel Casa Hintze Ribeiro, dispõe de 22 apartamentos turísticos de tipologia T0 e T1, pensados para lhe oferecer o máximo de qualidade  e conforto, aliando-lhes a sensação de “home-feeling””, nos Açores. Em tons de azul e beges acastanhados que simbolizam o céu e a terra respetivamente, cada apartamento transmite aos nossos hóspedes uma envolvência de beleza e bem estar únicos, aprimorados pelas sensações e emoções transmitidas pela poezia de Antero de Quental e Natália Correia, presentes à medida que  percorremos cada um dos diferentes alojamentos existentes.

Todos os apartamentos dispõem de Wi-Fi gratuito, televisão interativa e Kitchinettes totalmente equipadas.

Para garantir o máximo conforto e bem estar durante a sua estadia, o Hotel Casa Hintze Ribeiro, coloca ao dispor do cliente um os mais modernos serviços.