Raimundo alerta: natureza maculada no Rabaçal

raba 3
No Rabaçal é assim. Foto Raimundo Quintal.

Os percursos pedonais, que são a “jóia” da nossa paisagem e que fazem o encanto de madeirenses e turistas, continuam cada vez mais a ser procurados, o que constitui uma nota positiva. No entanto, apesar dos muitos alertas, quer pelos ambientalistas quer pelos agentes ligados ao turismo da natureza, a falta de civismo por parte de alguns continua a preocupar e a ser um mau cartaz para os visitantes.

Raimundo Quintal, que conhece bem a serra e a perscruta semanalmente, divulga, mais uma vez, o seu alerta no seu blogue, desta feita direcionado para o belíssimo Rabaçal. Ao que parece, basta desfrutar do passeio e, quem vier a seguir, que limpe o lixo ou o deixe para canto para as vistas de outros.

O FN reproduz o alerta do ambientalista Raimundo Quintal, que o próprio designou de “Rabaçal-natureza maculada”.

“Sábado passado percorri várias levadas e veredas na área do Rabaçal. Ao longo desses trilhos, que proporcionam vistas de beleza sublime e uma biodiversidade extraordinária, multiplicam-se lixeiras de excrementos humanos e papel higiénico. 

Este cenário não é novo, mas nos últimos anos tem vindo a agravar-se com o forte aumento de turistas e madeirenses a fazer percursos pedonais. O efeito do lixo na paisagem natural é algo semelhante ao duma mosca quando cai num copo com leite. Não só estraga o leite, como dificilmente sai da retina.

Na área do Rabaçal há muita gente a sujar e não há limpeza. Mesmo a poucas dezenas de metros da casa de abrigo (muito degradada) os papéis espalham-se por entre as urzes centenárias. 

E quando educadamente se alerta o funcionário ali em serviço (?) para este facto muito desagradável, a resposta é reveladora de uma gritante insensibilidade. 

raba2
Foto Raimundo Quintal.

Acabei o dia com um sentimento de revolta e convicto de que é urgente uma nova estratégia para o turismo em contacto com a natureza”.

raba1
Foto Raimundo Quintal.