V Congresso dos Oficiais de Contas celebra 20 anos de profissão

contasA Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) organiza nos dias 17 e 18 de setembro, na Meo Arena, em Lisboa, o seu V Congresso, subordinado ao tema «Uma ambição, um compromisso, um rumo.»

Roberto Ferreira, assessor de imprensa, revela  que cerca de 4 mil contabilistas são esperados no Parque das Nações para debater ao longo de dia e meio de trabalhos múltiplas temáticas, da Contabilidade à Fiscalidade.

 Trata-se do evento mais importante do ano para a Ordem, que celebra 20 anos no próximo mês de outubro e que dentro de poucas semanas verá a sua designação alterada para Ordem dos Contabilistas Certificados.

O caráter internacional deste evento está bem patente nas sessões paralelas, divididas por oito salas, onde serão apresentados 73 trabalhos da autoria de 183 autores, provenientes de quatro países: Portugal, Brasil, Espanha e Uruguai.

 No que diz respeito às sessões plenárias, destaque para a presença da ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, na sessão de encerramento. O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d’Oliveira Martins vai proferir uma intervenção magna no dia 17.

 Um dos pontos altos deste acontecimento prende-se com a presença de profissionais da contabilidade da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O mundo lusófono da contabilidade viaja até Lisboa para apresentar os progressos e as dificuldades com que se tem deparado.

 Recorde-se que a OTOC tem um programa de transferência de conhecimentos com as congéneres dos países que falam português.

 Mas nem só de boas contas se falará na Meo Arena. A alma da cultura nacional estará presente com a atuações de Camané e do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Será a forma de a Ordem se associar às recentes distinções da UNESCO ao fado e ao cante alentejano, respetivamente.

 As inscrições para o V Congresso da Ordem estão disponíveis na página da Ordem na internet (www.otoc.pt).