Saber copiar também é uma virtude

placas

Continuam por ser devolvidas ao seu local de origem as placas com os nomes de ilustres visitantes que durante muito tempo estiveram à porta do edifício da Secretaria Regional do Turismo, à Avenida Arriaga. Foram retiradas a titulo provisório aquando das obras de remodelação do prédio, mas não voltaram a ver a luz do dia mesmo após a conclusão dos trabalhos. Conforme o FN já noticiou, as referidas placas em bronze estarão acondicionadas num armazém do Governo Regional e, ao que parece, não há para já qualquer decisão quanto ao timing e ao local para a sua futura instalação.

“Não se estragam”, argumentou o atual secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, quando questionado pelo Funchal Notícias sobre o assunto.

Damos o benefício ao sr. secretário quando atesta pela sua integridade. O que não aceitamos é que a memória coletiva seja remetida a um esquecimento forçado, nos confins de um armazém, longe dos olhos e do sentir das gerações futuras. O património é de todos e deve ser usufruído por todos, não só por académicos, de forma a consolidar os laços que sustentam uma sociedade consciente das suas raízes.

E porque seguir os bons exemplos é também sinal de inteligência, deixamos como sugestão uma imagem recolhida em Vancouver há mais de 20 anos pelo nosso repórter Rui Marote. Num dos muitos jardins daquela cidade canadiana, é possível observar juntos aos bancos várias placas ostentando o símbolo do país e inscrições de pessoas que frequentavam o parque. Sinal de que a memória é um valor global e globalizante e que não se compadece com descuidos, atrasos nem justificações no mínimo insensíveis.

No caso das placas da Secretaria Regional o Turismo, assim que as encontrarem, a tarefa até nem é difícil. Basta um pouco de boa vontade.