Cristina Lagoa é a diretora do Design Center (Museu) que evocará a história da mergulhança

nini-andrade-001
Nini Andrade Silva e respetivos sócios escolheram a arquiteta Cristina Lagoa para dirigir o Design Center, a abrir portas em outubro, na Pontinha. A própria designer de interiores designa também o espaço como um museu cuja inauguração acontecerá após a abertura, antes do fim do ano.

No Atelier Nini, à Rua dos Ferreiros, os desenhos amontoam-se impregnando uma atmosfera de trabalho e criatividade. No seu estilo direto e pragmático, Nini não só nos apresenta a diretora do Design Center como mostra, através das fotografias, o que vai nascer no antigo Forte de Nossa Senhora da Conceição, na Pontinha. Nas palavras desta desginer, os madeirenses terão ao seu dispor um verdadeiro espaço cultural abrangente, com a componente de núcleo museológico e de restauração.

As memórias da Madeira, ligadas ao mar, nomeadamente aos tempos de João Gonçalves Zarco, aos navios que iam para a cidade sul-africana do Cabo, aos miúdos da mergulhança, que ganhavam uns trocos com as suas piruetas na água, tudo isto será mostrado ao visitante na moderna exposição que estará patente ao público no novo espaço.

Sendo a Madeira um paraíso no Atlântico, Nini afirma ao FN que procurou fazer “uma coisa única”, que respeitasse a memória histórica da Pontinha. Em exposição, estarão também elementos decorativos que tornaram a madeirense famosa no mundo, desde a cadeira do Ronaldo, a dune (sofá inspirado nas dunas de Porto Santo e que conquistou um prémio mundial em Londres), os topázios e outros ícones da sua famosa coleção.Ainda no piso inferior funcionará uma cafetaria.

nini-andrade-004

Para além do museu, funcionará uma loja para venda de túnicas bordadas, anéis e colares.

A equipa tenciona levar o madeirense e turista numa volta de lancha, da nova marina até à Pontinha, para depois almoçar no restaurante do Chef Laffan, num pacote acessível aos cidadãos.

No piso superior, funcionará o Atelier Nini e um espaço requintado para jantares, num ambiente intimista e seleto. Na Capela de Nossa Senhora da Conceição, a designer montará um altar em honra de uma santa que a acompanha sempre nas suas viagens, um presente da avó.

DESINER CENTRE 017