Chef Michelin Miguel Laffan está na Madeira para preparar abertura do restaurante no Design Center

Chef Michelin Miguel Laffan-001

O chef do restaurante do Design Center (Museu) já está na Madeira, juntamente com a promotora do investimento, na Pontinha, Nini Andrade da Silva.

Miguel Laffan já conhece a Região e ultima os preparativos para a abertura em outubro próximo daquele que será um museu que revitalizará o porto do Funchal. O premiado chef com uma estrela Michelin, a residir no Alentejo, pretende imprimir ao espaço um cunho gastronómico em consonância com a linguagem madeirense. Ao FN, Laffan explicou que “não se trata de confecionar pratos típicos da Madeira mas uma cozinha de inspiração regional, através da definição de uma linha gastronómica que faz sentido na cultura insular”, imbuída ainda do seu cunho pessoal.

Laffan abraçou o convite de Nini com grande entusiasmo. Para já, estão definidos dois pontos de venda: no piso de baixo do antigo Forte de Nossa Senhora da Conceição, serão servidos almoços virados para o bem estar do cliente, nomeadamente saladas, snacks e outros pratos em consonância com a paisagem marítima envolvente. No piso superior, onde estará implantado o Atelier da Nini, funcionará uma área de restauração de jantares, mais refinada mas de custo acessível a madeirenses e turistas.

Em 2013, Miguel Laffan foi premiado com uma estrela Michelin. Em consequência, a vida deste cozinheiro mudou da noite para o dia, passando a ganhar projeção nacional e internacional e o sentido de responsabilidade também aumentou. Lembra que os prémios Michelin não são vitalícios, são anuais, e há que fazer jus a esta prestigiada distinção, melhorando cada vez mais a sua arte gastronómica.

O recrutamento de pessoal para o Design Center está a decorrer sem dificuldades, tendo a equipa encontrado bons quadros da Madeira ligados à hotelaria.

Chef Michelin Miguel Laffan-002

Instado a fazer um balanço à situação atual da carreira de chef em Portugal e da cozinha, Laffan considera que se atingiu “o pico”, graças também à mediatização televisiva, mas nem sempre pelo lado mais correto. Isto porque, salienta “não tem passado uma visão realista do setor. Passa muito uma imagem de glamour e fantasia e não a realidade da própria cozinha”. Na verdade, salienta, a maior alegria do cozinheiro, é cozinhar e esta mensagem não tem sido bem passada.

O empenhamento no novo restaurante a abrir no Design Center é total. Uma vasta equipa está no terreno a ultimar pormenores e tudo se conjuga para que a Madeira tenha uma oferta cultural de qualidade para oferecer a quem a visita.