SRETC esclarece notícia sobre novo subsídio de mobilidade

 

SECRETARIA REGIONAL DO TURISMOO Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, emitiu uma nota de imprensa, na qual esclarece que na sequência da noticia publicada na edição de hoje, dia 27 de agosto, no Diário de Noticias da Madeira, com o título “Espera de dois meses sem alternativa”, é importante informar a opinião pública de que: “o novo modelo de subsídio social de mobilidade – assim como todos os cálculos que o mesmo apresenta – teve por base o estudo e a análise rigorosa de todos os cenários, no que concerne, concretamente, à fixação do valor máximo de referência de 400 euros que, nesta notícia, se questiona.

Ao contrário do que se pode depreender desta peça jornalística, o trabalho que levou à revisão deste subsídio baseou-se em evidências e não em suposições. Em dados concretos que, no que toca à fixação deste valor de referência, resultaram do histórico das tarifas médias, em função do momento da aquisição e da oferta dos vários operadores, tarifa essa que, em 2014, se situou, para as viagens marcadas com um mês de antecedência, nos 220 euros.

Neste momento, as viagens para estudantes e residentes, em dezembro, ainda não atingiram os 400 euros, o que significa que este valor, quando as passagens são compradas com a devida antecedência, acaba por não ser ultrapassado nem representar qualquer problema.

Esta Secretaria reitera que este novo modelo é e será sempre mais vantajoso para o passageiro, uma vez que o reembolso será sempre superior aos 60 euros que eram devolvidos, no regime anterior. Cabe, todavia, ao passageiro, a responsabilidade de garantir os preços mais competitivos, alterando os seus hábitos de compra, face a uma lógica de oferta e de procura que, num mercado aberto e liberalizado, apresentará sempre oscilações, nas quais o Governo não tem qualquer capacidade de intervenção”, pode ler-se na referida nota.