Em dia de festa, São Vicente anuncia redução da dívida em 4 milhões de euros

Humberto Vasconcelos representou o Governo Regional e anunciou a descentralização de eventos associados à Festa das Vindimas para São Vicente. (Foto Canhas)
Humberto Vasconcelos representou o Governo Regional e anunciou a descentralização de eventos associados à Festa das Vindimas para São Vicente. (Foto Canhas)

Na sessão solene dos 271 anos de elevação de São Vicente a concelho, realizada esta tarde, o presidente da autarquia anunciou que o seu executivo já conseguiu reduzir o passivo em cerca quatro milhões de euros, passando de cerca de 10,5 milhões de euros, no final de 2013, para 6,5 milhões nesta data. Segundo o autarca, tal permite que a Câmara tenha “capacidade de verbas próprias” para poder recorrer aos fundos europeus.

José António Garcês aproveitou a presença de Humberto Vasconcelos, em representação do Governo Regional, para apelar à cooperação institucional, em matérias como a frente-mar do calhau de São Vicente, o anfiteatro, o asfaltamento da estrada entre as Ginjas e o Paul da Serra, caminhos agrícolas e a recuperação do património edificado. “Estas obras só serão possíveis com o apoio do Governo Regional e verbas dos fundos comunitários”, apontou, anunciando que a aprovação do Plano Diretor Municipal está para breve.

Na área social, o autarca destacou o apoio às famílias carenciadas na recuperação de imóveis degradados e no arrendamento, aos idosos com reformas baixas na compra dos medicamentos, estando a autarquia, em parceria com a ADENORMA, a desenvolver quatro projectos na área da saúde.

Ao nível turístico, está praticamente terminado o roteiro do concelho e será também criado um posto de turismo nas Grutas de São Vicente.

Quanto à agricultura, dada a importância deste sector, a Câmara continua a apoiar os agricultores na água de rega e escoamento de produtos agrícolas, através da promoção de feiras. “Estamos disponíveis para, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, promover, desenvolver e realizar actividades, eventos e formações que desenvolvam este sector em São Vicente”, salientou.

Nesta sessão, o presidente da Assembleia Municipal, Aires Santos, manifestou preocupação face ao despovoamento do concelho, devido aos constrangimentos económicos que o país e a Região vivem. Aires Santos apontou também que a população e os empresários do norte estão insatisfeitos pelo facto de a Madeira ser promovida lá fora com imagens do norte, que surgem sem identificação. “Os empresários com negócios em São Vicente, Porto Moniz e Santana fazem constantemente esse reparo e estou aqui para dar voz a esse descontentamento”.

Em representação do Governo Regional, esteve um filho da terra e antigo presidente da autarquia nortenha. O agora secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, referiu que o executivo, em relação a São Vicente, vai descentralizar a Festa da Vindima e realizá-la também naquele ponto da ilha, terra que “tem um conjunto expressivo de empresários, tanto na hotelaria, como na restauração, e um grande número de viticultores”.

Uma novidade a que se associou a garantia em avançar com o projeto de criação de uma Escola Profissional Agrária, onde serão ministradas formações práticas e teóricas aos agricultores e aos jovens que queiram seguir esta área.

Foram entregues louvores a empresas do concelho e à Associação Cultural e Desportiva de São Vicente.
Foram entregues louvores a empresas e à Associação Cultural e Desportiva de São Vicente. (Foto Canhas)
O atleta Álvaro Noite, campeão nacional de Florete Absoluto, foi agraciado pela autarquia. (Foto Canhas)
O atleta Álvaro Noite, campeão nacional de Florete Absoluto, foi agraciado pela autarquia. (Foto Canhas)

A sessão solene decorreu à margem das Festas do Concelho de São Vicente, que decorrem até domingo. Trata-se de um dos cartazes de animação mais importantes da Região, levando milhares de pessoas àquele concelho nortenho.

Do programa para amanhã, 26 de agosto, consta o IX Rally Paper Clube Naval de São Vicente (10h), o lançamento do conto vencedor do Prémio Literário Horácio Bento Gouveia, no salão nobre da Câmara Municipal (15h), e a entrega de diplomas de formações promovidas pelo Centro de Promoção Cultural de São Vicente (17h). A partir das 21h, actuarão os Stardust, Miguel Gameiro & Pólo Norte, e os DJs Olga Ryazanova, Nélio Fabrício e DJ C_c e Jay Williams.