Carta arqueológica do Porto Santo apresentada a 21 de Agosto

 

2419210627_fb5ccf877c
Casa Colombo- Museu Porto Santo- Foto:www.triwolf.com

No próximo dia 21 de Agosto, sexta-feira, terá lugar a inauguração e apresentação da Exposição Carta Arqueológica do Porto Santo, promovida no âmbito do Projeto Transnacional ARQUEOMAC – PCT MAC, uma produção da Direção Regional de Cultura (DRC). A inauguração da exposição, a decorrer pelas 19h00, contará com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e do Diretor da Direção de Serviços dos Museus e do Património Cultural, Francisco Clode.

Neste âmbito no sábado, 22 de Agosto, será realizada uma série de conferências seguidas de visitas guiadas à Casa Colombo – Museu do Porto Santo. As conferências serão proferidas pelo Diretor de Serviços dos Museus e do Património Cultural, Francisco Clode, o historiador Filipe Bettencourt e o arqueólogo Daniel Sousa.

Este evento encontra-se aberto ao público em geral, e incidirá na inventariação, estudo e salvaguarda do património arqueológico da ilha do Porto Santo. Trata-se de um plano pioneiro no arquipélago e pretende criar normativas para a salvaguarda e defesa do património arqueológico. Fará parte da Carta Arqueológica da Região que consideramos um instrumento fundador, na caracterização e valorização do Património, no âmbito de uma estratégia para o Ordenamento do Território.

Refira-se ainda que o ARQUEOMAC pretendeu criar estratégias e parcerias de desenvolvimento no campo da investigação arqueológica entre três arquipélagos da Macaronésia (Açores, Canárias e Madeira), através do intercâmbio de experiências de I&D (investigação e desenvolvimento) de ações de Turismo Cultural. O projeto visa também promover e facilitar os processos de transferência de tecnologia e cooperação científica no campo da arqueologia; a homogeneização de dados através da criação de fichas comuns e um programa padrão de educação patrimonial.