Eduardo Jesus prevê ocupação de 84% nos hotéis aquando da Festa do Vinho

 

VINDIMAS 003

Foi o cenário idílico da Quinta de São João, no Estreito de Câmara de Lobos, rodeado por parreiras carregadas de uvas, que o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, escolheu para proceder, hoje de manhã, à apresentação da Festa do Vinho. Um evento que, afirmou o governante, deverá proporcionar à Madeira uma boa afluência aos hotéis, cifrando-se mesmo em cerca de 84 por cento de taxa de ocupação, segundo uma previsão apresentada.

“Optámos por sair do nosso espaço de trabalho e vir ao sítio onde o vinho começa” disse Eduardo de Jesus, referindo-se à escolha do cenário.

A Festa do Vinho regressa ao Funchal e ao Estreito de Câmara de Lobos entre os dias 30 de Agosto e 6 de Setembro, Conforme já foi tornado público, pretende-se que “esta seja uma festa que convide e que consiga garantir a participação activa dos nossos turistas”. Tudo para obter uma maior notoriedade do destino turístico Madeira.

“Queremos que os turistas deixem de ser espectadores e passem a ser protagonistas deste mesmo espectáculo. A Direcção Regional de Turismo, imbuída deste mesmo princípio, estabeleceu contactos com diversas unidades hoteleiras, no sentido de incentivarem a essa mesma participação”, referiu. Está também previsto um reforço da comunicação, para fazer passar esta mensagem,

 

Uma equipa ampla está envolvida na concretização deste objectivo, sublinhou.Nesse sentido, agradeceu a uma série de profissionais da DRT e a outros envolvidos em várias vertentes associadas à animação, inclusive agentes culturais.

A Festa do Vinho decorrerá em vários momentos, e em vários sítios. O auditório do Jardim Municipal será um local central, acolhendo de 30 de Agosto a 2 de Setembro a XII Semana Europeia de Folclore, uma organização a cargo do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova. Participam cinco grupos regionais, dois oriundos da Eslováquia e 12 actuações previstas.

VINDIMAS 005

Já em Setembro, o projecto ‘Malvasia’, da responsabilidade da Associação de Animação Geringonça, apresentará barracas de petiscos e iguarias regionais, assim como artesanato, permitindo também a pisa e repisa de uvas ao vivo, num lagar que será montado, para o efeito.

Na placa central da Avenida Arriaga, serão recriados de novo, como habitualmente, os tradicionais cenários característicos desta festa, com quadros vivos, figurantes e barraquinhas tradicionais, expondo vinho Madeira e proporcionando a oportunidade da sua prova.

O IVBAM realizará também uma exposição alusiva ao bordado Madeira, criando uma ligação entre o vinho e o bordado, dois ex-libris da Região.

Haverão ainda espectáculos da Orquestra Ligeira da Madeira, e ainda de outros grupos de música popular e tradicional madeirense, num palco montado para o efeito.

Outros projectos visam a promoção do vinho Madeira junto dos turistas, englobados nesta Festa do Vinho.

No Espaço Infoarte, da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, disse ainda Eduardo Jesus, estará patente uma exposição alusiva à primeira festa da vindima, que ocorreu na Calheta, da responsabilidade de Eugénio Perregil,

A 5 de Setembro, no Estreito de Câmara de Lobos, haverá a tradicional festa da vindima, com a apanha da uva frente à Quinta da Pinheira, seguida do cortejo com o mesmo itinerário do ano passado.

140 mil euros é quanto custará todo este cartaz – uma verba ligeiramente inferior à do ano transacto, que foi de 151 mil euros. “No entanto, contempla ainda mais acções do que em 2014”, garantiu.

“Acreditamos no potencial deste evento, que tem muito a ver com aquilo que é genuinamente nosso”, acentuou.

A descentralização é, neste processo, um aspecto importante, referiu ainda o secretário.

Eduardo Jesus lembrou ainda o aspecto histórico do vinho Madeira, alvo de inúmeras referências na literatura mundial, e com o qual se brindou à declaração da Independência dos EUA,

Questionado sobre o porquê das exportações de vinho Madeira terem diminuído, o governante admitiu não saber porquê, e remeteu a eventual resposta para o seu colega com o pelouro da Agricultura, Humberto Vasconcelos.

“Temos tido uma sensibilidade muito grande de utilizar o vinho Madeira como um verdadeiro embaixador da RAM, é o que posso afirmar”, sublinhou,