Quando os líderes nacionais dos partidos gostavam de reunir nas sedes

se

 

 

sede-ppd-funchalHá três décadas, as reuniões no PPD/PSD-M eram muito acaloradas e com políticos que faziam bem o trabalho de casa, pensando quiçá mais nas ideologias do que no carreirismo político. A foto de Rui Marote documenta uma conferência de imprensa, na antiga sede, onde se pode ver o histórico presidente nacional do partido, Francisco Sá Carneiro, rodeado de figuras não menos emblemáticas: António Gil, secretário geral, e ainda Alberto João Jardim, Pontes Leça e Gil Andrade, entre outros. Uma nota também para os jornalistas que efetuavam a cobertura da conferência de imprensa, na primeira fila.

Alguns partidos e organizações políticas chegaram a ocupar edifícios que estavam encerrados, onde se instalaram, e foram os seus quartéis generais por alguns anos.

Naquele tempo, os líderes nacionais tinham as ilhas como referência e reuniam-se bastas vezes nas sedes dos respetivos partidos e não apenas quando lhes era conveniente. Por exemplo, o atual líder nacional do PSD nunca esteve na sede social-democrata, quer nas antigas quer nas atuais instalações. A dada altura, ter-se-á ouvido Pedro Passos Coelho a dizer, nesta última visita, que já tinha estado na Madeira quando era líder da “Jota”. Mas não parece ser verosímil porque, nessa altura, não existia ainda a Festa do PSD no Chão da Lagoa. Equívocos atribuídos naturalmente ao calor.