Grécia chega a acordo com a UE após duras negociações

grecia-001
Gregos respiram de alívio com o acordo financeiro, mas terão de mudar de vida.

Depois das duras e longas negociações, a Grécia já chegou a acordo com a União Europeia e o resgate financeiro está salvaguardado. Os receios gregos e europeus foram dissipados com o encontro de uma solução para a crise, que passa naturalmente por uma injeção de capital europeu na Grécia em troca de um plano de austeridade aceitável por ambas as partes.

Segundo o Primeiro Ministro grego, “lutámos duramente até ao fim” e tem consciência de que conquistou um acordo “duro” mas foi evitada a “transferência de ativos gregos para fora do país”, que poderiam ir para o Luxemburgo.

“Enfrentámos dilemas difíceis e tivemos que fazer difíceis concessões para evitar a aplicação dos planos de alguns círculos ultraconservadores europeus”, disse Tsipras no final da cimeira da zona euro, depois de alcançado um acordo sobre a Grécia

A Grécia terá um período de carência mais longo e prazos mais dilatados para reembolsar a dívida. “A decisão desta cimeira protege a estabilidade do sistema bancário e colocará para trás das costas as questões relacionadas com a saída do euro”,garantiu Alexis Tsipras.

grecia-016