Eanes, Lino Miguel e Mota Pinto: três ilustres que fizeram história

ramalho-eanes-lino-miguel-mota-pintoTrês figuras políticas compõem a imagem que o FN hoje divulga: Ramalho Eanes, então Presidente da República, Lino Miguel, Ministro da República para a Madeira, e Carlos Mota Pinto, Primeiro Ministro de Portugal.

Naquela época, final da década de 70, as relações entre a Madeira e a República eram marcadas pelas cordialidade e o bom trato, bem distante do azedume dos anos vindouros.Estava ainda tudo por fazer ou por construir. A própria figura do Ministro da República para a Madeira não era hostilizada e o general Lino Dias Miguel soube distinguir-se pela relação amistosa que teve com a Madeira durante as suas funções, entre 1976 e 1991. Um período relativamente longo para compreender os anseios da Madeira autonómica e fazer a ponte com a República.

Ramalho Eanes, no seu estilo discreto e de parcas palavras, também demonstrou bom trato com a Madeira ao longo do seu mandato. O presidente saído da Revolução dos Cravos estabeleceu relações de cooperação entre o Continente e a Madeira, o que é da mais elementar justiça registar.

A imagem documenta também a visita à Madeira do malogrado Primeiro Ministro Carlos Mota Pinto, entretanto subitamente falecido em 1985. Uma figura ímpar do Direito português e um dos principais fundadores do PPD/PSD, juntamente com Francisco Sá Carneiro.

Por detrás deste trio histórico, outra figura importante da Madeira: o primeiro presidente do governo regional, eng, Ornelas Camacho.