Entrada à borla no Jardim Monte Palace atrai madeirenses e turistas

monte palace 9

Fotos: Jackeline Vieira

Todos os anos, o ritual repete-se: a família Berardo abre as portas da exótica Quinta Monte Palace aos madeirenses e turistas, gratuitamente. Uma forma de assinalar o Dia da Região em total comunhão com a natureza, alguma dela com laivos orientais.
Aproveitando a borla do Monte Palace, muitos foram aqueles que aproveitaram o feriado para conhecer a vegetação exótica que ali cresce de forma ordenada e cuidada e para apreciar os jardins tipicamente orientais que integram esta exuberante flora.
O visitante perde a noção de que está dentro de uma cidade marcada pela agitação diária. É a incursão num um universo natural rico e bem preservado, fazendo justiça à tradição romântica do histórico Monte.

monte palace 8

Alguns visitantes fazem-se acompanhar de lancheiras para um snack apressado, após percorrer a extensa e paradisíaca quinta. Nem mesmo o clima mais fresco do Monte afasta os forasteiros, todos munidos de máquinas fotográficas prontas a registar a diversidade deste espaço. Famílias inteiras preenchem o Dia da Região com um passeio a este jardim tropical.
O Monte Palace, da Fundação Berardo, tem uma dimensão de 70 metros quadrados e a sua extensa coleção de botânica, oriunda de todo o mundo, coabita com uma fauna não menos encantadora, composta por cisnes e patos na lagoa principal e pavões e galinhas a circularem pelo jardim.

monte palace 11

Os peixes que povoam as lagoas constituem outro ponto de atração. De tamanhos e cores variadas, os peixes koi atraem os visitantes que quase perdem a noção do tempo neste paraíso natural.

Por outro lado, a vista esplêndida que o Monte Palace oferece sobre o Funchal faz desta quinta um verdadeiro miradouro sobre a cidade.

monte palace 12