Banco Central Europeu segura a Grécia e mantém aberta a torneira do financiamento

grécia domingo
Foram dias de manifestação por parte dos gregos. O impasse continua mas a Europa mantém o financiamento à Grécia.

A Grécia ausentou-se das negociações com a União Europeia dizendo que vai promover um referendo. Hoje, o Banco Central Europeu, reunido de emergência, decidiu manter o financiamento aos gregos para evitar a rutura financeira e o colapso económico.

É mais um sinal das instâncias europeias de que pretende negociar com a Grécia e evitar a saída da zona euro. Segundo o comunicado do CE, para situações excecionais medidas igualmente excecionais: “Nas circunstâncias atuais, o Conselho de Governadores do BCE decidiu manter o teto máximo da linha de financiamento de emergência aos bancos gregos no nível decidido na sexta-feira”.

Os 25 membros do Conselho de Governadores do BCE, que hoje se reuniram, podiam ter fechado a torneira do financiamento aos bancos gregos, depois de o Eurogrupo ter decidido, no sábado, deixar expirar o prazo de resgate da Grécia, que termina na terça-feira.

Entretanto, na Grécia, a população tem feito fila nas caixas multibanco para levantar as suas poupanças, temendo o pior. A situação é dramática para algumas famílias, muito antes do agravamento da austeridade.