Périplo de Passos Coelho acaba com manifestação

Passos saindo das instalaçoes da IlhaPeixe, onde se demorou
Passos saindo das instalaçoes da IlhaPeixe, onde se demorou

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho visitou esta tarde o Centro Internacional de Negócios da Madeira, no decurso do programa da sua visita à Região. Passos Coelho seguiu depois para a empresa ‘Ilhapeixe’, no Porto Novo, onde se demorou bastante a visitar as instalações e a conversar com os responsáveis. Seguiu-se um pequeno beberete, no qual o chefe do Executivo, sempre acompanhado por Miguel Albuquerque, teve a oportunidade de conversar com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa.

passos_coelho

Os jornalistas que esperaram nas instalações da ‘Ilhapeixe’ por uma qualquer declaração do primeiro-ministro ou do presidente do Governo Regional ficaram decepcionados, pois nada dali surgiu.

Cercada por um verdadeiro ‘exército’ de polícias que o protegeram durante a sua visita à Região, e que incluía elementos fardados e outros do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, de cá e do continente, a comitiva de Albuquerque e Passos Coelho acabaria por partir a alta velocidade rumo ao Funchal, escoltada por dois batedores em motos potentes. Passos Coelho foi reunir com o Representante da República, Ireneu Barreto, no Palácio de São Lourenço, para depois se dirigir à Assembleia Regional, onde cerca de duas centenas de pessoas o esperavam numa manifestação de protesto contra o seu posicionamento político neoliberal e a austeridade imposta aos portugueses. No Parlamento, avistou-se com o presidente da Assembleia, Tranquada Gomes, e com os representantes dos grupos parlamentares.

ilhapeixe

No final, desta passagem pela ‘IlhaPeixe’ ficou mais um marco bem ao gosto dos madeirenses: uma placa. Que, curiosamente, encimou uma outra de alguém de quem se sabe que Passos Coelho não morre de amores: Alberto João Jardim. E não se poupou no discurso nem nos adjectivos. Anteriormente, uma placa, solitária, rezava assim: ‘As instalações de ampliação e remodelação foram inauguradas por Sua Excelência o presidente do Governo Regional da Madeira Doutor Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim. 17 de Julho de 2013’.

Agora, já tem companhia: a nova placa em acrílico, por cima da anterior, dá conta à posteridade que ‘as instalações da IlhaPeixe foram visitadas pelo Excelentíssimo Primeiro Ministro Doutor Pedro Manuel Mamede Passos Coelho’, seguida da data histórica: 1 de Junho de 2015.